Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°8 - Dez. 2003
Boletim n°8 - Dez. 2003
Curso Básico de Montanhismo - CBM/2002-2‹‹ anterior 
|
 próxima ››CBM 2003-1

Abertura do Curso Básico 2003-1

Relato de uma bela excursão

Na manhã do dia 13 de abril de 2003, domingo, realizamos a abertura do CBM 2003-1, uma singela caminhada ao Morro da Boa Vista, que há de ficar na memória de todas as 28 pessoas que participaram, como um momento sublime na existência.

O mais impressionante é que não houve qualquer premeditação para que fosse dessa maneira. Na verdade a excursão era pra ter acontecido no sábado, mas a maioria das pessoas inscritas preferia o domingo. Acontece que nesse mesmo domingo já estava programada a festa do 5º aniversário da UNICERJ na casa do Fabio Fonseca, com piscina, churrasco e projeção de diapositivos. Conciliamos as duas atividades marcando a excursão de abertura do Curso Básico para começar bem cedo, para que todos pudessem ir para a festa em seguida. Acabou dando tudo certo. Só não podíamos imaginar que seria tão emocionante.

Após fazermos a caminhada do Morro da Boa Vista, lá na Prainha, nos reunimos próximo ao cume, no Bosque das Árvores Vermelhas. Lá, por sugestão do Willy, cada um dos presentes se apresentou aos demais falando um pouco de sua vida, de sua trajetória existencial e de sua própria expectativa com relação ao Curso e à UNICERJ.

Borges, Presidente do Clube, foi o primeiro a falar, contando como começou a se interessar pelo montanhismo, há 15 anos, e compartilhando um pouco de suas vivências nas montanhas do Brasil e do exterior, passando pela própria fundação da UNICERJ, como gesto de grande generosidade e esperança no futuro.

A partir daí, cada um foi para a frente dos demais e, com toda a liberdade, compartilhou um pouco de sua história, de seus sonhos e expectativas. Não havia qualquer seqüência prédeterminada de pessoas ou assentos. Desse modo, os cinco Guias presentes, bem como os cinco alunos da Escola de Guias 2003 que participaram da excursão iam dando seus depoimentos à medida que os novatos do CBM iam aos poucos se descontraindo com naturalidade, como se estivessem num grupo de amigos que se conhecessem há muitos anos.

Foram muitos depoimentos sinceros e cheios de esperança:

"Sou fotógrafa paulista, estou no Rio há dois meses, estou gostando muito de tudo. Era isso o que eu procurava."

"Sou estudante de direito. Sou muito sedentária, mas gosto de viver em contato com a natureza e sonho um dia escalar o Dedo de Deus."

"Sou ator, gosto de mato. É onde me sinto feliz."

"Sou fisioterapeuta, faço doutorado, sou pernambucana."

"Também faço doutorado, mas em engenharia biomédica, gosto de mergulhar e também de caminhadas e escaladas."

"Estou fazendo vestibular, gosto de surf. Quero conhecer as belezas do Rio de Janeiro, suas trilhas, suas escaladas."

"Sou de Fortaleza, nutricionista. Espero muito do curso de montanhismo que vocês estão oferecendo."

"Faço ciências biológicas e gosto muito de caminhar e acampar. O mais importante acho que vai ser o convívio desse grupo que tem valores tão bonitos."

"Sou gerente de uma loja de pronta entrega."

Várias vezes ouvimos a frase: "Quem me trouxe para a UNICERJ foi a Marcia Lins, noiva do Bonolo". Rodrigo Souza chegou a fazer um comentário espirituoso ao propor ao Presidente que fizesse uma homenagem à Marcia por ter trazido tantas meninas para o Clube.

Aos poucos os depoimentos iam ficando mais bonitos e reveladores. Posso assegurar que foi uma das excursões mais emocionantes de que já pude participar.

"Concordo com o que foi dito aqui pelos Guias Borges, Godinho, Willy, Buarque e Santa Cruz, bem como o que Clety, Luís, Carlos Alberto, Rodrigo e Bonolo disseram do Clube, da Escola de Guias e da luta de vocês por manter viva a chama da UNICERJ. Como tudo isso tem feito falta a todos nós: ter a coragem de pensar diferente, mesmo que a gente saiba que não há nada de novo em ser contra a competição e pensar num mundo solidário e verdadeiramente humano. Era isso mesmo que eu estava procurando: praticar montanhismo amador, entre amigos, em comunhão com a natureza."

Bem-vindos à UNICERJ!

Santa Cruz


Curso Básico de Montanhismo - CBM/2002-2‹‹ anterior 
|
 próxima ››CBM 2003-1

Versão para impressão: