Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°8 - Dez. 2003
Boletim n°8 - Dez. 2003
Travessia Cumuruxatiba-Porto Seguro‹‹ anterior 
|
 próxima ››Patagônia Chilena

Voluntariado do Parque Nacional da Tijuca

O Parque Nacional da Tijuca está realizando com grande sucesso um programa de voluntariado, com o objetivo de promover manutenção e limpeza de trilhas, manejo de flora e informação de visitantes.

Inicialmente, o programa atuava uma vez por mês, nos mutirões. A UNICERJ esteve presente em quase todos:

I-Mutirão (22/02/2003): Limpeza e manutenção da trilha do Andaraí Maior e Tijuca Mirim - 04 participantes pela UNICERJ

II-Mutirão (22/03/2003): Limpeza das proximidades das cachoeiras do Horto e informação de visitantes - 12 participantes pela UNICERJ

III-Mutirão (10/05/2003): O mutirão foi adiado para a semana seguinte, porém mantivemos o programado e fizemos a limpeza do cume da Pedra da Gávea e da Gruta da Orelha. Na nova data, 17/05, mais dois sócios participaram com os outros voluntários. Ao todo foram 22 participantes pela UNICERJ

IV-Mutirão (15/06/2003): Limpeza e manutenção da trilha do Pico da Tijuca - 05 participantes pela UNICERJ

V-Mutirão (19/07/2003): Limpeza da região da Água Férrea, na subida do Alto da Boa Vista - 07 participantes pela UNICERJ

VI-Mutirão (17/08/2003): Limpeza e manutenção da trilha Parque Lage-Corcovado - 06 participantes pela UNICERJ

VII-Mutirão (21/09/2003): Limpeza e manutenção da trilha de acesso a Pedra Bonita, bem como plantio de mudas - 05 participantes pela UNICERJ

Infelizmente não pudemos comparecer ao VIII Mutirão Voluntário, no dia 26 de outubro, que coincidiu com o primeiro fim de semana do Estágio Supervisionado da Escola Técnica de Guias Excursionistas.

Desde o mês de julho, o programa de voluntariado passou a realizar trabalhos de terça a domingo. Tenho participado nas terças de manhã desde então, fazendo limpeza e manutenção de diversas trilhas no setor A do PNT, ou seja, Floresta da Tijuca.

Vejo esse trabalho como uma excelente oportunidade de conhecer novas trilhas, aprender as técnicas de fechamento de atalhos, abertura de drenos e construção de degraus. Mas vejo, principalmente, como uma oportunidade de mostrar que os Parques Nacionais devem ser freqüentados pelo maior número possível de pessoas, desde que devidamente instruídas sobre o que se deve e o que não se deve fazer.

Durante a semana, encontramos visitantes andando de bicicleta nas trilhas, alimentando animais silvestres, passando por atalhos fechados, etc. Falamos com essas pessoas, que acabam fazendo a coisa certa. E quando não há gente suficiente para informar os visitantes?

Devemos ter uma cultura de "conhecer para preservar". Quanto mais as pessoas visitarem, gostarem, sentirem os Parques como uma extensão de suas casas, mais cuidado e zelo terão.

Daniel Bonolo


Travessia Cumuruxatiba-Porto Seguro‹‹ anterior 
|
 próxima ››Patagônia Chilena

Versão para impressão: