Boletim n°10 - Dez. 2005

Editorial

Consolidado o gene de criação da UNICERJ, cuja base do DNA é representada pelos cromossomos MASENC – MONTANHISMO AMADOR, SOLIDÁRIO, ECOLÓGICO E NÃO COMPETITIVO, um novo desafio mobilizará, mais uma vez, todos os sócios com o ideal de perenidade da nossa cidadela, a CAMPANHA DA SEDE PRÓPRIA.

O Conselho de Administração resolveu lançar uma campanha, cuja finalidade é captar recursos que constituirão um fundo para aquisição de um imóvel, a nossa sonhada Sede Própria.

Seguindo o exemplo dos antigos Clubes de Montanhismo, os recursos serão provenientes de rifas, eventos sociais, saldo de excursões e de uma contribuição dos sócios em contrapartida de redução na mensalidade.

Não muito diferente de épocas passadas, quando então os Clubes se lançaram em campanhas idênticas, as inevitáveis dificuldades serão suplantadas pelo esforço voluntário dos envolvidos no projeto.

A palavra de ordem dessa campanha será motivação. Estimular o espírito coletivo nestes tempos de excessiva competição não é tarefa fácil. Vivemos cercados e cismados por conceitos e valores individualistas, que na maioria das vezes são enaltecidos como aspirações que devem ser perseguidas, como a um triunfo.

Todavia, acreditamos que a adesão dos sócios será absoluta, porque a vocação coletivista da UNICERJ, já demonstrada na sua força participativa em todos os eventos e mutirões a que comparece, é o trunfo que nutrirá a campanha e coroará de êxito com a compra da Sede Própria.

No dia da inauguração da Sede Própria, não importa quando, todos os presentes que colaboraram com a campanha, e mesmo os ausentes por qualquer motivo, lembrarão que ajudaram a construir algo muito especial, que perpetuará a possibilidade de existir um mundo imaginado por Thomas Morus, ou seja, a Utopia de se realizar, concretamente, um objetivo desprovido de sentimentos gananciosos, que têm fomentado tantas injustiças e desigualdades mundo afora.

Temos plena consciência que nossa pretensão será hercúlea do ponto de vista financeiro, mas iremos batalhar e lutar com afinco, gerando os meios necessários para cumprir a tarefa. Portanto, união e mãos à obra, está lançada a campanha, pedra fundamental da nossa Sede Própria.



UNICERJ - União de Caminhantes e Escaladores Rio de Janeiro - http://www.unicerj.org.br