Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Sexta-feira, 29 de março de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°10 - Dez. 2005
Boletim n°10 - Dez. 2005
Editorial‹‹ anterior 
|
 próxima ››Novas Conquistas

Escola Técnica de Guias Excursionistas

Desde que a UNICERJ foi fundada, em abril de 1998, foram formados um total de 22 Guias nas quatro Escolas de Guias realizadas.

Hoje, nosso Clube conta com 31 Guias e esperamos ver esse número aumentado quando concluirmos a atual Escola de Guias, no próximo aniversário do Clube, dia 17 de abril de 2006.

A ETGE/2005 teve início em outubro de 2004, com oito alunos. Após um incessante e exigente ano de atividades, envolvendo as mais diversas situações, em uma ampla faixa de complexidades montanhísticas, prossegue com quatro unicerjenses, com plenas possibilidades de conclusão do curso.

De fato, estamos atualmente em pleno Estágio Supervisionado, em que os alunos, agora Guias Estagiários, guiarão uma gama de excursões pré-determinadas, durante seis meses, sempre com a presença de Guias formados, que atuarão como Supervisores dessas atividades promovidas pela UNICERJ.

A Escola de Guias é, na UNICERJ, um direito dos sócios e vem sendo mantida e aprimorada permanentemente, visando formar os líderes que planejam, organizam e conduzem todas as caminhadas, escaladas e demais excursões oficiais do nosso Clube.

Em setembro de 2004, quando foram abertas as inscrições para os sócios interessados em cursar a ETGE/2005, que estava para iniciar-se no mês seguinte, apresentaram-se vinte candidatos.

Decidiu-se oferecer oito vagas, sendo quatro para Guias Caminhantes e quatro para Guias Caminhantes e Escaladores. No processo de seleção foram levados em conta vários fatores: a antiguidade no quadro social, a dedicação ao Clube, bem como a experiência montanhística e maturidade. Outro fator importante foi a afinidade do candidato com o ideário da UNICERJ, consubstanciado nas Cartas Abertas e nos valores do MASENC.

Após um criterioso processo de seleção, foram convidados os seguintes sócios: André Favre, Clair Pessanha, François de Paiva, Guilherme Mocellin, Marcia Lins, Osiris Gopfert, Sergio D’Oliveira e Thiago Haussig.

Durante os primeiros seis meses as atividades previstas foram comuns a todos os alunos, independentemente da categoria pretendida (Guias Caminhantes ou Guias Caminhantes e Escaladores).

Concluída esta fase no fim de março de 2005, começaram as atividades específicas com as exigências devidas e em quantidade muito maior, aproveitando a melhor época do ano. Como pode ser verificado na relação abaixo, estas 48 excursões permitiram forjar o amadurecimento e a imprescindível desenvoltura para que, em outubro de 2005, fosse iniciado o Estágio Supervisionado, atualmente em andamento.

Como sempre ocorre, nem todos os alunos que iniciam uma Escola de Guias têm a ventura de poder iniciar o Estágio Supervisionado. Na ETGE/2005 não foi diferente, pois as exigências da vida cotidiana roubaram tempo precioso de excursões importantes que precisariam ser feitas numa quantidade mínima estipulada previamente e de comum acordo entre a organização do Curso e os alunos.

Osiris, François, Favre e Thiago são os atuais Guias Estagiários que deverão guiar as seguintes atividades:

- Caminhada Leve
- Excursão Ecológica
- Campo Escola
- Escalada Fácil
- Excursão inédita na UNICERJ
- Três bivaques ou acampamentos
- Investida em conquista ou regrampeação
- Excursão com simulação de resgate
- Levar Livro de Cume a uma montanha
- Aferir uma via de escalada ou descida
- Travessia Petrópolis-Teresópolis

Os Estagiários Caminhantes devem ainda realizar as seguintes excursões:

- Pico da Tijuca
- Costão do Pão de Açúcar
- Travessia da Neblina
- Descida Muito Inclinada
- Caminhada Semi-Pesada
- Caminhada Pesada
- Abertura ou reabertura de trilha

Por sua vez, os Estagiários Caminhantes e Escaladores devem fazer as seguintes excursões:

- Chaminé Stop
- Dedo de Deus ou Agulha do Diabo
- Descida Vertiginosa
- Escalada Difícil
- Escalada Muito Difícil
- Escalada com artificial fixo
- Escalada com uso de proteção móvel

Vale lembrar que algumas excursões permitem cumprir mais de um requisito.

Normas Gerais
1. Cada Estagiário deve guiar um mínimo de 14 excursões.
2. Toda excursão deve ter obrigatoriamente a presença de um Guia da UNICERJ, que atuará como Supervisor.
3. Cada Estagiário deve ser supervisionado por, pelo menos, 10 Guias diferentes.
4. Cada Estagiário pode ser supervisionado, no máximo, duas vezes pelo mesmo Guia.
5. Os mesmos estagiários só podem compartilhar, no máximo, duas excursões.
6. A média de participantes, incluindo Estagiário e Supervisor, deve ser maior ou igual a seis.
7. No máximo, só uma excursão com apenas Estagiário e um Supervisor.
8. Os relatórios devem ser entregues na reunião mensal seguinte da ETGE.
9. Os Supervisores devem preencher a ficha de avaliação ao receber o relatório.
10. Serão consideradas para o Estágio somente as excursões realizadas plenamente.

Como último requisito, cada Estagiário deverá proferir uma palestra na Sede sobre um tema relacionado ao montanhismo.

Histórico
Como foi mostrado no Boletim Informativo nº 9, de outubro de 2004, a ETGE/2005 teve início nos dias 23 e 24 de outubro de 2004, em uma memorável excursão em Salinas (PETP), quando conseguimos concluir, na 4ª investida, a conquista da Descida Leonardo Perrone, no Pico Médio de Friburgo (com 600 metros de extensão e 21 rappels). Essa excursão, de dois dias, envolveu uma logística complexa, com bivaque no cume da montanha da conquista, constituindo um auspicioso início para a ETGE.

No mês seguinte, foi realizada a segunda excursão da Escola de Guias, à Pedra da Gávea, com treinamento de descidas vertiginosas.

As terceira e quarta excursões foram feitas no Campo Escola Helmut Heske, em Niterói, quando em dois dias sucessivos foram realizados treinamentos de resgate, importantíssimos na formação de um Guia.

Logo no início de janeiro de 2005, foram realizadas duas excursões à Chaminé Stop, no Pão de Açúcar e três escaladas ao Dedo de Deus, com o objetivo de levar todos os alunos, que foram parcimoniosamente adquirindo a imprescindível experiência necessária a um futuro Guia.

Em seguida, foram realizadas duas excursões ao Paredão Osvaldo Pereira, escalada difícil de mais de 400 metros, conquistada pela UNICERJ em 1999, no Alto Mourão, em Itacoatiara, do outro lado da Baía de Guanabara.

No dia 12 de março de 2005, foi realizada a penúltima excursão da primeira fase, no Par. CEPI, no Pão de Açúcar, com a substituição de uma parte do cabo de aço, que estava em mau estado.

Com o fim do verão, teve início a 2ª fase da ETGE/2005, quando o ritmo de excursões se intensificou.

No fim de março, os alunos participaram da abertura do CBM/2005-1 no Anhanguera, Parque Nacional da Tijuca, quando compartilharam com os novos montanhistas que se iniciavam no Curso Básico suas vivências como alunos da Escola de Guias da UNICERJ.

Em abril, foram realizadas quatro excursões pela Escola de Guias, incluindo uma investida em conquista. No mês seguinte, seis excursões, incluindo a Abertura da Temporada de Montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos e do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Vale dizer que em algumas dessas excursões tivemos que enfrentar condições climáticas desfavoráveis, mostrando aos futuros Guias a importância de acreditar na força de vontade para se cumprir os objetivos pré-determinados. Outras vezes, foram necessárias mudanças nos próprios objetivos para algo que fosse possível de ser realizado dentro de padrões aceitáveis de segurança.

Nos meses de junho e julho foram realizadas quinze excursões, com destaque para a Agulha do Diabo, cujo cume foi galgado três vezes pela Escola de Guias, bem como a Travessia Petrópolis-Teresópolis, o Garrafão e a Chaminé UNICERJ, mais uma vez realizada com galhardia. Muitas dessas excursões realizadas com bivaque, permitindo o fortalecimento de vínculos de amizade entre os alunos e Guias.

Infelizmente, as exigências da vida profissional ou familiar não permitiram que quatro dos oito alunos conseguissem completar minimamente as atividades estabelecidas para a ETGE/2005, cujo regulamento foi aprovado previamente pelo Clube e aceito em comum acordo por todos os alunos, visando a melhor qualidade possível na formação dos Guias.

De qualquer forma, outras Escolas de Guias virão e Clair Pessanha, Guilherme Mocellin, Marcia Lins e Sergio D’Oliveira serão muito bem vindos, caso se animem a concluir algo que tão bem iniciaram. Foi uma honra tê-los como alunos da ETGE/2005 e eles sabem que continuam sendo Guias em potencial, faltando apenas um pouco mais de tempo, sem o qual um Guia não pode vir a ser formado.

Em agosto e setembro, os dois últimos meses da 2ª fase da ETGE/2005, conseguimos autorização da Administração do Parque Nacional do Itatiaia, como fazemos todos os anos, para acantonamento em dois fins de semana seguidos no Abrigo Rebouças, quando também demos início ao segundo CBM de 2005.

Foram excursões que deixaram saudades em todos que puderam participar. E ainda conseguimos concluir a conquista da Fissura Aleksandra Krijevitch, na segunda investida, homenagem da UNICERJ à destemida sócia fundadora que nos deu uma autêntica lição de vida ao enfrentar graves problemas de saúde e dar a volta por cima.

Ainda tivemos algumas excursões de complementação e, desse modo, Osiris, François, Favre e Thiago, os quatro alunos remanescentes, já iniciaram seus respectivos estágios supervisionados.

Atividades realizadas nos primeiros doze meses da ETGE/2005

1ª FASE: 13 EXCURSÕES DE OUTUBRO DE 2004 A MARÇO DE 2005


1) 4ª Investida Des. Leonardo Perrone
Pico Médio de Friburgo
Conquista, com Bivaque
Guias: Santa Cruz, Borges, Buarque, Willy e Rodrigo
23 e 24 de outubro de 2004 - 10 participantes

2) Pedra da Gávea
Parque Nacional da Tijuca
Caminhada Semi-Pesada
Guias: Leo, Cela e Rodrigo
20 de novembro de 2004 - 10 participantes

3) Cam. Esc. Helmut Heske
Itacoatiara, Niterói
Treinamento de Resgate
Guias: Leo, Borges e Santa Cruz
11 de dezembro de 2004 - 6 participantes

4) Cam. Esc. Helmut Heske
Itacoatiara, Niterói
Treinamento de Resgate
Guias: Leo, Bonolo, Buarque, Cela, Willy e Santa Cruz
12 de dezembro de 2004 - 11 participantes

5) Cha. Stop
Pão de Açúcar
Escalada Difícil
Guias: Santa Cruz, Leo e Godinho
08 de janeiro de 2005 - 7 participantes

6) Cha. Stop
Pão de Açúcar
Escalada Difícil
Guias: Buarque e Rodrigo
09 de janeiro de 2005 - 5 participantes

7) Dedo de Deus, Face Leste/Des. Montanhismo Amador/ Des. Original
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Escalada Difícil / Descida Vertiginosa
Guias: Leo e Cela
15 de janeiro de 2005 – 4 participantes
  8) Dedo de Deus, via Teixeira/ Des. Montanhismo Amador/ Des. Original
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Escalada Difícil / Descida Vertiginosa
Guias: Santa Cruz e Bonolo
15 de janeiro de 2005 – 4 participantes

9) Dedo de Deus, Face Leste/ Des. Montanhismo Amador/ Des. Original
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Escalada Difícil / Descida Vertiginosa
Guia: Buarque16 de janeiro de 2005 – 4 participantes

10) Par. Osvaldo Pereira
Alto Mourão, Itacoatiara
Escalada Difícil
Guias: Leo e Santa Cruz
26 de fevereiro de 2005 - 5 participantes

11) Descida do Par. Osvaldo Pereira
Alto Mourão, Itacoatiara
Regrampeação
Guias: Buarque, Santa Cruz e Willy
06 de março de 2005 - 5 participantes

12) Par. CEPI
Pão de Açúcar
Regrampeação e Manutenção
Guias: Santa Cruz, Borges, Willy e Cela
12 de março de 2005 - 6 participantes

13) Pedra do Conde e Anhangüera
Excursão de Abertura do CBM/2005-1
Parque Nacional da Tijuca
Caminhada Leve
Guias: Buarque, Fabio e Santa Cruz
20 de março de 2005 - 25 participantes


2ª FASE: 35 EXCURSÕES DE ABRIL A SETEMBRO DE 2005

14) Investida em Conquista
Rio de Janeiro
Conquista
Guias: Leo, Cela e Santa Cruz
10 de abril de 2005 - 7 participantes

15) Pico Menor de Friburgo (parcial) e Caixa de Fósforos (parcial)
Parque Estadual dos Três Picos
Caminhadas diversas
Guias: Willy, Santa Cruz, Filipe e Rodrigo
17 de abril de 2005 - 11 participantes

16) Dedo de Nossa Senhora, via Bendy/ Des. Daniel Alvarenga
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Escalada Artificial / Descida Vertiginosa
Guias: Santa Cruz, Borges e Rodrigo
30 de abril de 2005 - 7 participantes

17) São João
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Caminhada Semi-Pesada
Guia: Leo
30 de abril de 2005 - 4 participantes

18) Cam. Esc. do Grajaú
Parque Estadual do Grajaú
Treinamento
Guias: Buarque, Carlos Alberto, Cela, Fabio e Willy
01 de maio de 2005 – 17 participantes

19) Dedo de Nossa Senhora, via Bendy/ Des. Daniel Alvarenga
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Escalada Artificial / Descida Vertiginosa
Guias: Santa Cruz e Godinho
07 de maio de 2005 - 5 participantes

20) Par. Hélio Paz/ Var. Chatron Backes
Escalavrado, PNSO
Escalada Difícil
Guias: Santa Cruz e Godinho
08 de maio de 2005 - 5 participantes

21) Cabeça de Peixe (parcial)
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Caminhada Pesada
Guias: Buarque, Cela e Leo
21 de maio de 2005 - 4 participantes

22) Pedra Mariana
Abertura da Temporada de Montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos
Caminhada Leve
Guias: Santa Cruz, Borges e Lucia
21 de maio de 2005 - 13 participantes

23) Mirante do Roy Roy
Abertura da Temporada de Montanhismo do Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Excursão da Escola de Guias com o Curso Básico de Montanhismo
Caminhada Leve
Guias: Carlos Alberto, Willy, Santa Cruz, Celeste, Buarque e Fabio
22 de maio de 2005 - 24 participantes

24) Agulha do Diabo
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Escalada Difícil / Descida Vertiginosa
Guias: Leo e Santa Cruz
04 de junho de 2005 - 3 participantes

25) Agulhinha Beija-Flor - Fis. Mariana/ Via Normal/ Via Cidadela/ Des. Henry Thoreau
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Escaladas e Descidas Diversas
Guias: Rodrigo, Santa Cruz e Willy
05 de junho de 2005 - 6 participantes

26) Tra. Petrópolis-Teresópolis
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Caminhada Pesada, com Bivaque
Guias: Buarque e Willy
18 e 19 de junho de 2005 - 11 participantes

27) Investida em Conquista
Rio de Janeiro
Conquista, com Bivaque
Guias: Leo e Cela
18 e 19 de junho de 2005 - 3 participantes

28) Par. Osvaldo Pereira
Alto Mourão, Itacoatiara
Escalada Difícil
Guias: Santa Cruz e Celeste
25 de junho de 2005 - 8 participantes

29) São João
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Caminhada Semi-Pesada
Guia: Santa Cruz
02 de julho de 2005 - 4 participantes

30) Agulha do Diabo
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Escalada Difícil / Descida Vertiginosa, com Bivaque
Guias: Buarque e Cela
02 de julho de 2005 - 4 participantes

31) São Pedro
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Escalada Fácil / Descida Pouco Inclinada
Guias: Buarque e Cela
03 de julho de 2005 - 5 participantes
  32) Agulha do Diabo
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Escalada Difícil / Des. Vertiginosa, com Bivaque
Guia: Santa Cruz
03 de julho de 2005 - 3 participantes

33) Vale do Paraíso
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Caminhada Pesada, com Bivaque
Guias: Bonolo, Cela, Filipe e Rodrigo
09 e 10 de julho de 2005 - 21 participantes

34) Cha. UNICERJ/ Des. Valdecir Bento
Morro das Andorinhas, Atílio Vivacqua – ES
Escalada Muito Difícil / Descida Vertiginosa
Guias: Borges, Rodrigo e Santa Cruz
16 e 17 de julho de 2005 - 7 participantes

35) Garrafão
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Escalada Artificial, com Bivaque
Guias: Bonolo, Buarque e Porto
16 e 17 de julho de 2005 - 9 participantes

36) Investida em Conquista
Rio de Janeiro
Conquista, com Bivaque
Guias: Leo e Bonolo
30 e 31 de julho de 2005 - 4 participantes

37) Par. Mario Arnaud (parcial)
Morro dos Cabritos, Teresópolis
Escalada Muito Difícil
Guias: Santa Cruz e Rodrigo
30 de julho de 2005 - 5 participantes

38) Maria Comprida
Araras, Petrópolis
Caminhada Pesada
Guias: Celeste e Bira
31 de julho de 2005 - 6 participantes

39) Planalto do Itatiaia
Parque Nacional do Itatiaia
Acantonamento no Abrigo Rebouças
Guias: Santa Cruz, Lucia, Cela, Leo e Buarque
27 e 28 de agosto de 2005 - 11 participantes

40) Prateleiras, Face Sul
Parque Nacional do Itatiaia
Escalada Fácil
Guias: Santa Cruz e Lucia
27 de agosto de 2005 - 6 participantes

41) Cha. Idalício
Parque Nacional do Itatiaia
Escalada Artificial / Escalada Difícil
Guias: Leo, Buarque e Cela
27 de agosto de 2005 - 5 participantes

42) Asa de Hermes / Des. Argonauta / Des. Getulio Vargas
2ª. Investida Fis. Aleksandra Krijevitch
Parque Nacional do Itatiaia
Escaladas Diversas e Conquista
Guias: Leo, Buarque, Cela, Santa Cruz e Lucia
28 de agosto de 2005 - 11 participantes

43) Planalto do Itatiaia
Excursão de Abertura do CBM/2005-2
Parque Nacional do Itatiaia
Acantonamento no Abrigo Rebouças
Guias: Santa Cruz, Lucia, Bonolo, Tarcisio, Willy, Carlos Alberto, Godinho e Paulo
03 e 04 de setembro de 2005 – 20 participantes

44) Asa de Hermes, via Normal/ Des. Argonauta/ Des. Getulio Vargas/ Fis. Aleksandra Krijevitch
Escalada Inaugural da Fis. Aleksandra Krijevitch
Parque Nacional do Itatiaia
Escaladas Diversas / Descida Vertiginosa
Guias: Santa Cruz, Lucia, Bonolo, Tarcisio, Willy, Carlos Alberto, Godinho e Paulo
03 de setembro de 2005 - 20 participantes

45) Agulhas Negras, via Usual
Parque Nacional do Itatiaia
Escalada Fácil
Guias: Godinho e Paulo
04 de setembro de 2005 - 6 participantes

46) Pedra do Elefante
Parque Estadual dos Três Picos
Caminhada Leve
Guias: Santa Cruz e Bonolo
07 de setembro de 2005 - 3 participantes

47) Investida em Conquista
Rio de Janeiro
Conquista, com Bivaque
Guias: Leo, Cela, Santa Cruz e Bonolo
10 e 11 de setembro de 2005 - 6 participantes

48) Investida em Conquista
Rio de Janeiro
Conquista, com Bivaque
Guias: Leo, Santa Cruz e Godinho
24 e 25 de setembro de 2005 - 5 participantes



Editorial‹‹ anterior 
|
 próxima ››Novas Conquistas

Versão para impressão: