Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Terça-feira, 23 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°10 - Dez. 2005
Boletim n°10 - Dez. 2005
Grupo de Estudos Latino Americanos‹‹ anterior 
|
 próxima ››Os Meninos da Vila Mar

Biblioteca Daniel Alvarenga

“UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS”
(Monteiro Lobato, 1932)


Grandes companheiros da UNICERJ,

Estou aqui diante desta folha pensando na missão que Santa Cruz me delegou: escrever sobre a nossa biblioteca. Esta que ainda é uma semente germinando.

Primeiro me lembrei da frase de Monteiro Lobato citada acima. Seria muita pretensão querer aplicar à UNICERJ o que o autor aplicou ao país? Penso que não. Na verdade tudo isso tem muito a ver, pois na nossa formação de montanhista e cidadão, a leitura (informação) se fará sempre presente.

Mas sobre o que eu escreveria?

Poderia escrever sobre o nome da biblioteca “DANIEL ALVARENGA”, mas infelizmente não conheci o homenageado. Dizem que era um grande companheiro de montanha. Estivesse ainda vivo certamente estaria imbuído em nossa luta. Mas eu poderia fazer um paralelo entre ele e a descida que leva seu nome no Dedo de Nossa Senhora, no PNSO. Essa eu conheço realmente, pois já a explorei em quatro momentos de pura adrenalina em situações das mais diversas. É uma descida de muita emoção, não só pelo belo visual das montanhas à sua volta, mas pela exigência de esforço e técnica que a via nos faz.

Em relação à biblioteca em si, lembro que inicialmente havia poucos exemplares. O controle dos poucos volumes era feito numa planilha em nosso computador. Aos poucos as doações de nossos sócios se intensificaram e hoje temos 180 exemplares nas mais diversas categorias (ficção, romance, policial, montanhismo, científico, etc.).

Não sou um profissional da área de Biblioteconomia. Tendo formação em Turismo, fui e sou, tão somente, usuário de bibliotecas. Ainda assim, topei o desafio de tocar o projeto. Primeiramente procurei criar uma forma simples de controle, para que qualquer um possa controlar o movimento de retirada e devolução dos livros. Dessa forma, não haveria a necessidade de alguém especifico para seu controle. Temos ainda alguns jornais e boletins de outros clubes à disposição de nossos sócios. Com o advento da construção de nosso balcão, o Conselho de Administração teve a grata idéia de mandar também fazer a estante de livros, que por sinal ficou perfeita e espero que fique pequena para o número grande de livros que aguardamos receber no futuro.

Um outro projeto que temos é a aquisição e/ou divulgação de obras e/ou personagens clássicos da literatura que se tornaram denominação de vias conquistadas pela UNICERJ (ou por outros clubes), tendo em vista que tais homenagens significam a importância que damos aos valores que estes personagens e/ou obras representam para a nossa história unicerjense. Com isto poderemos resgatar os valores e o histórico da homenagem simbolizada naquela tal via. E assim, poderemos ler (ou reler) com outros olhos, por exemplo: Vinhas da Ira, Quarup, Leonel Brizola, Dersu Uzala entre outros mais.

Por fim gostaria de, mais uma vez, agradecer a todos pelas doações. Esperamos por mais doações, que os sócios façam proveito de nossa biblioteca e que se lembrem de devolver os livros ao final da leitura. Abraços a todos

François


Grupo de Estudos Latino Americanos‹‹ anterior 
|
 próxima ››Os Meninos da Vila Mar

Versão para impressão: