Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Sexta-feira, 29 de março de 2024

Você está em: Ecologia Prática
Ecologia Prática

Capacitação de Voluntários do PNT

Matéria publicada em março de 2006

A UNICERJ, como entidade parceira do Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Tijuca, esteve presente no ciclo de palestras representando a parte teórica do I Curso para Capacitação de Voluntários do PNT, nos dias 11 e 12 de março de 2006.

Foram dois dias de palestras envolvendo a revisão do Plano de Manejo do Parque, cartografia e zoneamento do Parque, combate a incêndios, montanhismo, animais peçonhentos, legislação ambiental e, é claro, sobre as atividades do voluntariado: manutenção de trilhas, manejo de flora, ecoturismo em foco (caminhadas gratuitas), patrulha ambiental e mutirões.

A UNICERJ esteve representada no curso pelas socias Gabriela Huamán, Ismênia Blavatsky e Marina Iguatemy. Além de também inscritos no curso, os Guias Bonolo e Buarque ministraram a palestra "Introdução ao Montanhismo". Na organização do evento, colaborou o estagiário da ETGE Thiago, que trabalha no PNT.

O Programa de Voluntariado do PNT, coordenado pelo Analista Ambiental André Amador, é reconhecido nacionalmente e referência nas Unidades de Conservação do país.

O curso continuará nos próximos cinco meses, quando os inscritos devem participar de pelo menos cinco atividades práticas.


Versão para impressão: