Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Sábado, 20 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°11 - Dez. 2006
Boletim n°11 - Dez. 2006
Viagem ao Coração do Brasil‹‹ anterior 
|
 próxima ››ETGE/2005 - Estágio Supervisionado

Escola Técnica de Guias Excursionistas

Quando a Unicerj foi fundada, em abril de 1998, dispúnhamos de dez Guias entre os 14 sócios fundadores. Hoje, após cinco Escolas de Guia realizadas, somos 35 Guias credenciados a conduzir as atividades montanhistas do nosso Clube.

Em novembro de 2005, quando editamos o último Boletim, havia 31 Guias na Unicerj, além dos quatro Guias Estagiários – Osíris, François, Favre e Thiago – que estavam na fase final da ETGE/2005, iniciando a decisiva etapa que é o estágio supervisionado. Este foi realizado com todo o rigor necessário para uma formação plena, incorporando aos novos Guias conhecimentos técnicos, capacidade de decisão, ponderação, liderança e principalmente responsabilidade. Tudo isso sem esquecer os valores que nosso Clube defende, estabelecidos no ideário do MASENC.

Assim sendo, de outubro de 2005 até o início de abril de 2006 esses quatro alunos da Escola de Guias conduziram mais de 70 excursões abertas a sócios e convidados, sempre com a presença de Guias da Unicerj que supervisionaram todas as atividades realizadas.

Os Guias Estagiários tiveram que planejar, organizar e liderar todas as caminhadas, escaladas, descidas, acampamentos, regrampeações, bivaques, investidas em conquista e excursões ecológicas, cumprindo uma programação extensa e de elevada complexidade.

Tiveram também que fazer, cada um, uma palestra na sede do Clube, levar um Livro de Cume a uma montanha, aferir uma via de escalada ou descida, fazer um treinamento de resgate e realizar uma excursão inédita na Unicerj, fora outras exigências, que vale dizer, foram cumpridas com galhardia.

Como sempre acontece em todas as Escolas de Guia, o estágio supervisionado proporcionou um aprendizado autêntico, incluindo uma grande quantidade de excursões aberta aos sócios e realizadas nas mais diversas condições meteorológicas, na época do ano menos apropriada para a prática do montanhismo, que é o verão. Esta é uma tradição que vem de longa data. Pode parecer contraproducente, mas tem uma justificativa insofismável: todo Guia que tiver conseguido cumprir as exigências do estágio supervisionado na estação chuvosa saberá dar valor ao planejamento adequado e respeitará a montanha no que ela tem de indomável mostrando o quanto é importante equilíbrio, humildade, trabalho em equipe e perseverança.

Todos sabem que nem sempre se consegue completar uma Travessia Petrópolis-Teresópolis, obrigando-nos a retornar ao ponto de partida. Quando isso acontece, dá muita vontade de tentar de novo, até conseguir. O mesmo vale para uma escalada ao Dedo de Deus, onde nem sempre vale a pena prosseguir, pois a prudência nos preserva das terríveis conseqüências de uma tempestade elétrica, tão comum nas tardes de verão. Mas a montanha não sai do lugar e podese voltar outro dia.

Deste modo, em abril de 2006, na festa do 8º aniversário da Unicerj, realizada em Miraflores, diplomamos os mais novos Guias do nosso Clube. Foi uma solenidade muito bonita com Hino Nacional e tudo (como em toda formatura que se preze) além de discursos emocionados, fotografias em profusão e muita alegria.

Os novos Guias da Unicerj são:

Thiago – Guia Caminhante
Favre – Guia Caminhante e Escalador
François – Guia Caminhante e Escalador
Osiris – Guia Caminhante e Escalador

Vale dizer que os novos Guias estão plenamente integrados ao Clube, participando ativamente no sentido de fazer a Unicerj brilhar no cenário montanhístico de nosso país.

Já teve início a ETGE/2007
Ainda estamos em 2006, mas, desde o primeiro fim de semana de outubro, já teve início a ETGE/2007, que deverá prosseguir por 18 meses até o 10° aniversário da Unicerj, em abril de 2008, cumprindo, assim, uma programação extensa de atividades teóricas e práticas.

Esta é a 6ª Escola de Guias que o Clube organiza e oferece aos seus sócios desde a fundação. Em sucessivas reuniões do Corpo de Guias, estabelecemos oito vagas para a ETGE/2007. Sendo quatro vagas para candidatos a Guias Caminhantes e quatro para candidatos a Guias Caminhantes e Escaladores.

Como sempre acontece, o número de sócios interessados foi muito maior do que a nossa capacidade de oferecer um curso com a qualidade que uma Escola de Guias precisa ter.

Na Unicerj a Escola de Guias é um direito do sócio e, tal qual no CBM, não são cobradas quaisquer taxas.

Acontece que a formação de um Guia é um procedimento que leva mais tempo e envolve maiores responsabilidades, pois um Guia, uma vez formado, passa a representar o Clube, onde estiver, pois tem a prerrogativa de liderar as atividades promovidas pela Unicerj nas montanhas ou fora dela.

Só para se ter uma idéia, são oferecidos em geral dois CBMs por ano. No entanto, uma ETGE leva, em geral, um ano e meio do início até a conclusão. Vários são os que desistem por não conseguirem o tempo mínimo para as atividades que envolvem sucessivos fins de semana, que exigem entusiasmo a toda prova e por que não dizer abnegação.

Após várias palestras e reuniões, os inscritos foram avaliados e escolhidos os novos alunos levando-se em conta os objetivos da Unicerj. Vale registrar que alguns dos candidatos aceitos agora em 2006 tinham pleiteado ingressar na ETGE anterior, mas não foi possível porque havia, na ocasião, outros sócios que demonstravam estar mais preparados a cursar a Escola de Guias com êxito. Toda escolha é difícil. Não há como imaginar que se possa ser completamente objetivo nos critérios de seleção de candidatos a uma Escola de Guias. Isso porque não lidamos com objetos e sim com pessoas. A objetividade diz respeito a objetos e não a seres humanos. De qualquer modo, é uma decisão que precisa ser tomada. Desse modo, em uma memorável Reunião de Guias ocorrida no dia 28 de setembro de 2006, foram escolhidos entre os 20 sócios interessados, os alunos da ETGE/2007, que são os seguintes sócios:

Candidatos a Guias Caminhantes:
– André Loeblein Kaercher
– Carlos Henrique Silva de Lima
– Nataniel Carvalho Luz (Natan)
– Wellington Koji Omura (Well)

Candidatos a Guias Caminhantes e Escaladores:
– Eduardo dos Santos Terra
– Gabriela Alejandra Huamán Pino
– Marina de Andrade Iguatemy
– Rafael Augusto do Couto Albuquerque

Na Escola de Guias anterior a ETGE/2005, tivemos também oito alunos começando o curso e quatro não conseguiram se formar. Agora estamos em um novo começo e temos a oportunidade de tentar formar todos os oito alunos.Vai depender muito deles, pois o curso é puxado e requer dedicação a toda prova.

No que estiver ao nosso alcance, tudo faremos para que venham a se apropriar das técnicas, habilidades e todo o conhecimentos teórico, prático e de liderança para que possam vir a honrar o Corpo de Guias da Unicerj a partir de abril de 2008.

Santa Cruz

 


Viagem ao Coração do Brasil‹‹ anterior 
|
 próxima ››ETGE/2005 - Estágio Supervisionado

Versão para impressão: