Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Sábado, 20 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°11 - Dez. 2006
Boletim n°11 - Dez. 2006
Paredão Unidade Latino-Americana‹‹ anterior 
|
 próxima ››Atividades realizadas na Unicerj nos últimos 12 meses

Unicerj no Parque Nacional do Itatiaia

Dia 3/12/2006, eu e Santa Cruz, tivemos a oportunidade de representar o Clube em um evento promovido pelo Parque Nacional do Itatiaia, em celebração ao Dia Internacional do Voluntariado, onde fomos muito bem recebidos pelo Chefe do PNI, Walter Behr, e pelo Prof. Luis Sergio Sarahyba, Coordenador da Área de Uso Público do PNI .

O evento teve na sua abertura o agradecimento a todos aqueles que colaboraram com o PNI através de uma relação humana e solidária. Homenagens foram prestadas aos que, voluntariamente, têm se dedicado ao PNI como os Escoteiros, o Grupo Excursionista Agulhas Negras (GEAN), a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), a Associação de Guias de Turismo (AGUIMAN) e especialmente aos funcionários terceirizados do Parque, cujo empenho ultrapassa em muito suas atribuições. No fim da solenidade fomos convidados pelo Prof. Sarahyba, a participar da reunião da Câmara Técnica de Turismo de Montanha programada para o dia seguinte.

Valeu a pena participar, pois pudemos observar, como há muito tempo não víamos em nenhum dos Parques Nacionais, que a direção do PNI e seus Coordenadores estão cientes e preocupados com a prática de atividades ilícitas na sua Unidade de Conservação como a caça, pecuária, invasões, exploração de bens naturais e desmatamento. Atividades essas que são as verdadeiras ameaças ao seu equilíbrio ecológico.

Desse modo, estão trabalhando no sentido de tentar resolver esses problemas da melhor forma possível, sem a adoção de políticas de fechamento, restrições excessivas e proibições, tanto para o público em geral, como também, para as comunidades do entorno. E como disse Walter Behr “Quando não se quer resolver problemas dessa natureza a política mais fácil é dizer não”. E ainda, segundo ele o interesse maior de um Chefe de Parque Nacional é que a sua Unidade de Conservação seja visitada e que suas trilhas e escaladas estejam abertas e em condições de segurança para o uso do público.

Sendo assim, para que tudo isso se torne viável, faz-se necessário o envolvimento e comprometimento dos Clubes de Montanhismo e do maior número possível de cidadãos amantes da natureza, que no exercício da sua cidadania pressionem o Estado para que cumpra o seu papel, seja investindo no quadro pessoal dos Parques Nacionais, com a criação e regulamentação da carreira de Guarda-Parque (que por sinal é muito respeitada em todos os Parques Nacionais do planeta), seja provendo recursos financeiros para viabilizar a gestão e manutenção das Unidades de Conservação, recursos estes que são, na maior parte, oriundos dos tributos arrecadados e que devem ser aplicados eficazmente na melhoria da qualidade de vida da população.

Lucia 

 


Paredão Unidade Latino-Americana‹‹ anterior 
|
 próxima ››Atividades realizadas na Unicerj nos últimos 12 meses

Versão para impressão: