Boletim n°13 - Dez. 2008

Livro de Cume

Ampliação do Conselho de Administração da Unicerj

Pela segunda vez em 10 anos de existência, o Conselho de Administração (CA) da Unicerj decidiu pela ampliação do seu quadro. Assim como em 13/11/2004, quando incorporou 5 novos membros, no dia 30/07/2008 o CA aprovou por consenso a indicação de 6 sócios:

- Carlos Alberto Teixeira de Faria
- Clair de Carvalho Pessanha
- Fabio Lattario Fonseca
- François Carvalho de Paiva
- Rafael Augusto do Couto Albuquerque
- Rodrigo Chauvet de Souza

Damos as boas vindas aos novos integrantes do CA da Unicerj e manifestamos a nossa honra em recebê-los no grupo que toma as decisões quanto ao direcionamento do Clube.

A ampliação do CA da Unicerj foi o último ato da gestão do então presidente Osvaldo Pereira Filho, Santa Cruz, antes de deixar, a pedido, a Diretoria.


Mudanças na Diretoria

Também no dia 30/07/2008 o CA da Unicerj aprovou as mudanças na Diretoria, após a solicitação do Presidente Osvaldo Pereira Filho de deixar o cargo.

Leonardo Perrone Poerner, que ocupava a Diretoria Técnica, foi aclamado Presidente da Unicerj. O cargo de Diretor Técnico foi ocupado por Daniel Dellamora Bonolo, que era o Vice-Presidente. Para a Vice-Presidência, foi eleito o sócio fundador Marcos Éboli.


Casamentos

Dois queridos casais de sócios decidiram concretizar seu amor unindo-se como família. Nossos parabéns aos novos casais! Vida longa e repleta de alegrias para vocês!

- Fabio e Brenda Lucena, que se conheceram no Clube e continuam contribuindo ativamente com o nosso projeto, tendo sido recentemente convidados: ele a compor o Conselho de Administração; ela, a Comissão da Sede Própria.
- Gustavo Konte e Daniela Almeida, formados no primeiro CBM realizado pela Unicerj, logo após a sua fundação, e que mesmo quando precisam ficar afastados das atividades, nunca deixam de permanecer como sócios ativos do nosso Clube.


Notas de falecimento

Manifestamos os nossos sentimentos a dois companheiros que perderam entes queridos no ano de 2008.

Compartilhamos esse momento de tristeza e prestamos nossa singela homenagem àqueles que serão sempre lembrados pelas boas sementes que plantaram ao longo de suas existências.

- Lindolpho Mendonça de Souza, pai do Guia Rodrigo.
- Bernardino Gavazzi, padrasto do aluno Antonio Boulanger da Escola de Guias.


Mutirão no PNSO

No dia 06 de dezembro de 2008, a Unicerj realizou um mutirão para manutenção da trilha da Pedra do Sino, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com a participação de 22 pessoas. Construímos drenos para escoamento da água das chuvas, recuperamos trechos da trilha deteriorados pela erosão, fechamos diversos atalhos, cortamos árvores tombadas e podamos vegetação que obstruía a passagem.

Essa atividade foi realizada com a autorização e o apoio da administração do Parque.

Durante a subida da trilha foram registradas 133 intervenções necessárias, das quais 92 foram realizadas total ou parcialmente em 12 horas de trabalho árduo, porém gratificante.


Novo sócio

Com grande alegria, registramos o nascimento, dia 5/08/2008, do novo sócio Guilherme Carneiro da Cunha Poerner, filho de Ana Beatriz (Bia) e do nosso Presidente Leo.


Festa julina

A tradicional Festa Julina da Unicerj foi realizada nos dias 05 e 06 de julho, na Fazendinha Caneca Fina, em Guapimirim. A decoração estava caprichada, com lindas bandeirinhas e um espantalho. A quadrilha foi animadíssima. Não faltaram a tradicional fogueira, o quentão, os salsichões, os churrasquinhos e as comidinhas típicas. Uma caipirinha muito boa, preparada pelo Terra, fez estrondoso sucesso.

Santa Cruz, apesar das muletas, dançou e puxou a quadrilha. Teve até casamento na roça: o Rodrigo casou com a Maria Ana. O celebrante foi o Padre Buarque, sob a supervisão do delegado Benevides.

Agradecemos ao Wanderley, tio do Guia Rafael, por disponibilizar generosamente seu sítio para a realização da confraternização. Participaram 46 pessoas, entre associados e convidados.


Aniversário do Willy

No dia em que o querido Guia Willy Chen completou 60 anos, 29/07/2008, realizamos uma linda comemoração em nossa sede. Este grande companheiro é o segundo Guia do Clube a tornar-se sexagenário e fez questão de celebrar a memorável data com a família Unicerj, nos presenteando com a aquisição de um certificado de doação em prol da Campanha da Sede Própria. Desta homenagem participaram 44 pessoas.


Confraternizações de fim de ano

Os unicerjenses são mesmo muito festeiros. A despedida do ano de 2008 foi comemorada em duas oportunidades. A primeira foi no dia 06 de dezembro, após o mutirão na trilha da Pedra do Sino, no PNSO. O sócio Maurício de Alencar abriu as porteiras do seu Sitio Querência, em Teresópolis, para nos receber carinhosamente, num delicioso fondue de queijo seguido, no domingo, por um farto almoço Natalino.

A segunda confraternização ocorreu no dia 11 de dezembro, na sede do Clube, contando com a participação de 54 animados sócios e convidados.


Festa dos Guias

Mantendo a nossa tradição, no dia primeiro de junho realizamos a Festas dos Guias. Esta festa foi especial porque comemoramos os 40 anos de montanhismo do Santa Cruz - Guia e um dos Fundadores da Unicerj. Não é todo dia que se faz 40 anos de montanhismo! Muitas homenagens foram prestadas àqueles que nos conduzem incansavelmente às montanhas do nosso país. O ponto alto da festa foram os 16 emocionados depoimentos de Guias e sócios que testemunharam a importância e influência dos Guias para o seu desenvolvimento pessoal, tanto como montanhistas quanto como cidadãos.


Camisas

O sonho da concretização da Sede Própria recebeu mais um reforço com a chegada de uma nova leva de camisas com o logotipo da Campanha para serem vendidas. São diversos tamanhos, em três diferentes cores, com mangas curtas ou compridas, todas de qualidade e muito bonitas. Garanta já a sua!


As inscrições para o CBM/2009 estão abertas!

O curso terá início em 11 de fevereiro de 2009 com a Aula Inaugural em nossa sede. A formatura está prevista para o fim do mês de maio.


Agradecimentos

A sede da Unicerj agora conta com um espaço suspenso para acomodar objetos importantes, mas que não estão sendo muito utilizados no dia-a-dia. A nova prateleira foi construída graças à doação do material pela Aleksandra e pelo Tarcisio e à disposição e mão-de-obra dos incansáveis Vidal e François.

As aulas, palestras, projeções de fotos e filmes também receberam uma enorme contribuição com a doação, pelo Buarque, de uma televisão e um aparelho de DVD.

Antonio Boulanger, aluno da ETGE/2009, doou para o Clube uma série de equipamentos e organizou a rifa dos mesmos, com o rendimento revertido para a Campanha da Sede Própria.

A cantina, importante instrumento para a arrecadação de fundos para a Unicerj, bem como para a ampliação do convívio em nossas reuniões sociais, ganhou um forno elétrico, doação da Marina, para incrementar os nossos lanches. Os cantineiros agradecem.

Por falar em cantineiros, vários dos responsáveis por organizar os nossos lanches nas reuniões sociais e em outros eventos gastronômicos fora da sede fizeram questão de doar o valor gasto para a preparação dos quitutes.

E a Biblioteca Daniel Alvarenga agora conta com 540 livros, frutos de doações de vários sócios que querem compartilhar uma boa leitura com os demais companheiros.

O nosso muito obrigado a todos!



UNICERJ - União de Caminhantes e Escaladores Rio de Janeiro - http://www.unicerj.org.br