Manutenção de Vias

CEPI

A idéia de reformar o Paredão CEPI, no Pão de Açúcar, é de 1997, quando conseguimos cerca de 200m de cabo de aço. Esta vontade ficou adormecida e guardada junto aos cabos até o início de abril de 2000 quando fomos substituir o cabo de aço do Paredão Íbis. Por excesso de vontade e disposição (e uma certa preguiça no planejamento), acabamos levando cerca de 50m de cabo além do necessário. Este excesso, na ocasião, foi deixado escondido no mato para, assim que pudéssemos, utilizá-lo no CEPI.

No início de Junho, compramos o restante do material necessário e decidimos trocar a parte superior da escalada, iniciando-se a partir da gruta. Decidimos assim, pois essa parte é a mais utilizada e só dispúnhamos de cabo suficiente para apenas uma parte da via.

Tentamos junto a Companhia Caminhos Aéreos Pão de Açúcar o transporte dos cabos até o cume. Apesar de dois "fax" enviados, dezenas de telefonemas e uma visita a empresa com o intuito de contatar o responsável pela autorização, infelizmente não obtivemos nenhuma resposta.

Este contratempo nos atrasou uma semana e mesmo assim mantivemo-nos decididos a completar os nossos objetivos.

Carregamos os cabos "no braço" até a base do CEPI e os rebocamos até o cume. Trabalhamos, pesadamente, substituindo todos os clips e a maioria dos grampos. O cabo antigo, que se encontrava em um estado precário e perigoso (ver fotos abaixo), foi removido, carregado até a Praia Vermelha e descartado.

Posteriormente, conseguimos os cabos necessários para colocar no restante da via.

Foi realizado um total de 25 investidas, onde participaram:

- Álvaro Paixão
- Ricardo Borges
- Eduardo Buarque
- Cassio Almeida
- Eduardo Sayão
- Jane Assumpção
- Leonardo Godinho
- Leonardo Perrone
- Luis Senra
- Mauricio Roma
- Sonia Reinstein
- Santa Cruz
- José Zaib
- entre outros.

As fotos abaixo mostram o trabalho realizado e a situação dos velhos cabos de aço. Pode ser observado que em muitos trechos, os cabos já partidos pelo desgaste e corrosão estavam emendados com correntes bem próximo das extremidades.


(da esq. para dir.) Santa Cruz, Leo, Mauricio e Cassio
(da esq. para dir.) Santa Cruz, Leo, Mauricio e Cassio

Foto 13
Foto 13
Foto 17
Foto 17

Foto 19
Foto 19
Foto 21
Foto 21

Foto 22
Foto 22
Foto 24
Foto 24

Foto 25
Foto 25
Foto 28
Foto 28

Foto 31
Foto 31
Foto 34
Foto 34

Foto 39
Foto 39
Foto 43
Foto 43

Foto 44
Foto 44
Foto 45
Foto 45


Cassio e Leo



UNICERJ - União de Caminhantes e Escaladores Rio de Janeiro - http://www.unicerj.org.br