Boletim n°15 - Ago. 2011

Curso Intermediário de Montanhismo (CIM)

Desde que a Unicerj foi fundada são oferecidos o Curso Básico de Montanhismo (CBM) e a Escola Técnica de Guias Excursionistas (ETGE), que constituem direitos dos sócios. Agora passaremos a oferecer também um curso destinado aos sócios que concluem o CBM e não ingressam na ETGE.

O Curso Intermediário de Montanhismo (CIM) será oferecido em duas modalidades, tal qual a ETGE:

- Caminhantes
- Caminhantes e Escaladores

Ao contrário da ETGE, o CIM, como o CBM, não dará qualquer prerrogativa àqueles que vierem a concluir o curso, além da maior vivência de montanha e contato com os ideais do Clube.

Os inscritos no Curso deverão satisfazer todas as exigências estabelecidas pelo Departamento Técnico no prazo determinado, realizando com bom desempenho as excursões necessárias para concluí-lo. Além disso, os alunos deverão assistir a aulas teóricas sobre a história da Unicerj.

Os alunos deverão participar de excursões em diferentes regiões do Rio de Janeiro e outros estados, incorporando atividades em campo escola, manutenção de trilha, regrampeção ou conquista, aferição e treinamento de resgate. Como não podia deixar de ser, serão realizadas diversas excursões com bivaque ou acampamento, ampliando a convivência e estreitando os laços de amizade que unem os unicerjenses.

Para que possam ser diplomados pelo CIM da Unicerj, os alunos do curso deverão ser avaliados por um número mínimo de Guias do Clube.

Acreditamos que o Curso Intermediário de Montanhismo virá auxiliar a mover a Unicerj no seu verdadeiro caminho de brilho e esperança de dias melhores para o montanhismo no Brasil.

Bonolo



UNICERJ - União de Caminhantes e Escaladores Rio de Janeiro - http://www.unicerj.org.br