Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°6 - Nov. 2001
Boletim n°6 - Nov. 2001
Editorial‹‹ anterior 
|
 próxima ››A UNICERJ e a Escola de Guias

Os Super Heróis

Quando faço a excursão do Costão do Pão de Açúcar quase sempre deparo com uma insólita situação, que me causa temor só em imaginar as conseqüências que os incautos desavisados podem experimentar. Trata-se de pessoas, normalmente, sem qualquer experiência na montanha, que se aventuram a fazer uma escalada levadas por "guias" contratados ou "amigos", no mínimo imprudentes. Faço referência àqueles que, confiando na sua pretensa infalibilidade, escalam sem corda e/ou segurança, submetendo os desprevenidos participantes a enfrentar risco de vida. Não raro estes participantes, aterrorizados pela possibilidade da queda sem qualquer proteção, paralisam no meio do paredão. Nesse momento, o "destemido guia" desce até a pessoa, diga-se de passagem desencordado ou de fixa, sem qualquer segurança, e com pérolas de incentivo diz: "esta escalada não é técnica é só psicológica" e "você está com medo de que?", tentando mover o pobre coitado em estado de choque, trêmulo e com os olhos esbugalhados de pavor. E vejam que isto não ocorre só com "guias" jovens.

Do ponto de vista jurídico, colocar em perigo a vida de alguém é crime previsto na legislação penal, incidindo, inclusive, indenização por danos materiais e pessoais no caso de lesão corporal.

Sempre que presencio esta terrível e incompreensível situação, que a meu ver afronta o princípio de vida básico de todo ser humano, que é o respeito e a humildade perante a natureza, me faz lembrar da insana estupidez daqueles que se acham super heróis porque escalam as montanhas de modo temerário e irresponsável, vangloriando-se desse estilo, deixando de lado, por sua vez, o bom senso e a razão, que deve prevalecer na nossa conduta de meros mortais.

Tarcisio Rezende


Editorial‹‹ anterior 
|
 próxima ››A UNICERJ e a Escola de Guias

Versão para impressão: