Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°16 - Abr. 2012
Boletim n°16 - Abr. 2012
Parques e Praças‹‹ anterior 
|
 próxima ››Ampliação do Conselho de Administração

Conquistas da Unicerj no Dedo de Deus

1. DIEDRO SALOMYTH (1982)
2. DESCIDA RIO DE JANEIRO (1995)
3. VARIANTE GILDA BORGES (1995)
4. DESCIDA GALILEU GALILEI (1996)
5. DESCIDA MONTANHISMO AMADOR (1996)
6. DESCIDA MIRAFLORES (1997)
7. VARIANTE TERRA EM TRANSE (1997)
8. VARIANTE GUY COSTA (2004)

DIEDRO SALOMYTH

Localizado na face sudeste do Dedo de Deus, esta via diretíssima até o cume se inicia logo após a bifurcação da trilha e um pouco abaixo do início da Face Leste. Trata-se de uma escalada muito difícil, que consiste de uma sucessão de diedros, fissuras e lances externos, muito expostos e até mesmo negativos, com algumas sequências em artificial fixo. Durante toda sua extensão apresenta um visual belíssimo da Serra dos Órgãos e das montanhas do entorno. Tal qual a Face Sul, atinge o cume sem precisar da escada metálica usada nas vias Teixeira e Leste. Foram necessárias 16 investidas até, que no dia 18 de julho de 1982, o Diedro Salomyth foi conquistado. Esta conquista é uma homenagem ao Guia Salomyth Fernandes, mestre de várias gerações de montanhistas do Rio de Janeiro. Em 2012, ano do centenário da primeira ascensão ao Dedo de Deus, o Diedro Salomyth já é uma das escaladas clássicas de nosso país.
Conquistadores: Mário Arnaud, Santa Cruz, Lucia, Zaib, Sayão, Willy, Ney, Amélio Montineli , Maurício Mota, Carlos Krause e Daniel Bernardes.

DESCIDA RIO DE JANEIRO

Localizada na face sudeste do Dedo de Deus, trata-se de uma Descida Vertiginosa, que se inicia no cume e termina na bifurcação da trilha. Foram necessárias cinco investidas em conquista para a sua conclusão, que aconteceu no dia 23 de abril de 1995. Consiste de 14 rapéis totalizando 255 metros, com vários negativos. O maior rapel possui cerca de 29 metros. A Descida Rio de Janeiro é uma via muito peculiar, pois após o quinto rapel é necessário fazer uma pequena escalada em diagonal, e só então prosseguir a descida, em mais nove rapéis, diretamente até a bifurcação. Em consequência dessa exigência imposta pela característica natural do Dedo de Deus, foi conquistada posteriormente a Descida Miraflores.
Conquistadores: Borges, Gustavo, Leo e Santa Cruz.

VARIANTE GILDA BORGES

Via de escalada que se inicia no platô intermediário do Diedro Salomyth e termina na base das fissuras finais. A conquista foi concluída em 9 de setembro de 1995, após quatro investidas. E é uma homenagem à mãe do nosso companheiro Ricardo Borges.
Conquistadores: Borges, Gustavo, Leo e Santa Cruz.

DESCIDA GALILEU GALILEI

Inicia-se após o segundo rapel da Descida Rio de Janeiro, perfazendo um total de 212 metros desde o cume, terminando um pouco abaixo da base do Diedro Salomyth. Esta descida conquistada no dia 20 de janeiro de 1996, após duas investidas, constitui uma excelente via de fuga do Diedro Salomyth, em caso de tempestade. É uma homenagem a Galileu, grande sábio italiano, por suas contribuições à revolução filosófica e científica do século XVII.
Conquistadores: Borges, Guilherme, Gustavo, Leo e Santa Cruz.

DESCIDA MONTANHISMO AMADOR

Idealizada após muitas idas ao Cabeça de Peixe, de onde a futura via se mostrava em toda a sua plenitude, consiste de três rapéis totalizando 46 metros, ligando o cume do Dedo de Deus à via Teixeira. Esta Descida Vertiginosa foi conquistada em uma única investida, em 20 de outubro de 1996. E, desde então, passou a ser a via de descida mais frequentada pelos montanhistas que atingem o cume do Dedo de Deus, ainda que a maioria não saiba o seu nome, nem sua história.
Conquistadores: Christian, Prado e Santa Cruz.

DESCIDA MIRAFLORES

Trata-se de uma via que começa no platô intermediário, imediatamente após o quinto rapel da Descida Rio de Janeiro, em função da conformação especial desta montanha. Possui mais cinco rapéis até a trilha da Face Leste. Esta descida foi conquistada no dia 4 de outubro de 1997, após três investidas.
Conquistadores: Borges, Guilherme, Leo, Marcos, Prado e Santa Cruz.

VARIANTE TERRA EM TRANSE

Constitui uma via de ligação horizontal, que permite passar do penúltimo rapel da Descida Miraflores para a Descida Rio de Janeiro e assim atingir a bifurcação. Foi conquistada no dia 4 de outubro de 1997 e seu nome foi escolhido em homenagem ao filme de Glauber Rocha e também em função das múltiplas possibilidades de mudança de trajeto quando se desce o Dedo de Deus.
Conquistadores: Leo, Prado e Santa Cruz.

VARIANTE GUY COSTA

Via de escalada muito difícil, que se inicia pouco acima da bifurcação e termina na base da Face Sul. Foram necessárias cinco investidas para a sua conquista, concluída em 27 de junho de 2004. Esta conquista foi idealizada pelo Borges como uma homenagem ao seu amigo Guy Costa.
Conquistadores: Borges, Leo, Santa Cruz, Bonolo, Cela, Cassio, Sonia, Buarque e Mocellin.

Além das conquistas citadas, é importante ressaltar que a Via Teixeira, original de 1912, foi totalmente restaurada por nós entre 1995 e 1996.
Santa Cruz


Parques e Praças‹‹ anterior 
|
 próxima ››Ampliação do Conselho de Administração

Versão para impressão: