Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Terça-feira, 23 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°16 - Abr. 2012
Boletim n°16 - Abr. 2012
Conquistas da Unicerj no Dedo de Deus‹‹ anterior 
|
 próxima ››100 anos da conquista do Dedo de Deus

Ampliação do Conselho de Administração

No domingo, 13 de novembro de 2011, nos reunimos na sede do Clube para comemorar os 14 anos de publicação da Primeira Carta Aberta. Nesta ocasião também tivemos a terceira expansão do Conselho de Administração (C.A.) desde que a Unicerj foi fundada.

A sede do Clube ficou pequena para tanta gente que participou desta bela celebração, aberta aos sócios e convidados. Vinte e sete das cinqüenta e três assinaturas no livro de presença corresponderam a Guias da Unicerj, o que mostra a representatividade do evento.

A solenidade teve início quando François fez a leitura completa da Carta, que antecedeu a fundação do Clube e representa um marco vital na trajetória da Unicerj.

Em seguida, recordamos a primeira ampliação do C.A. que aconteceu há sete anos, também no dia 13 de novembro. Em 2008 o Conselho foi ampliado pela segunda vez e agora tivemos a terceira ampliação, quando os sócios Carlito, Cela, Favre, Fernando, Natan e Porto foram convidados e aceitaram integrar o Conselho de Administração da Unicerj.

Conduzindo a cerimônia, Leo e eu subimos no banco, conforme a tradição unicerjense, e nos revezamos, discorrendo sobre a importância desta data para todos nós.

Leo defendeu que o modelo da Unicerj é único: “Em nosso Clube a gente não decide por votação, trabalhamos por consenso. Dá muito mais trabalho, pois requer sucessivas reuniões, debates e muito diálogo, mas é muito mais eficaz. Sou formado em Administração e posso afirmar que todos os modelos que existem não ajudam em nada. Nem Taylor, nem Fayol, nem qualquer outro.

“E quais são os objetivos da Unicerj? Não é obter lucro, não é ter 1500 sócios e sim compartilhar nossos sonhos e a esperança no futuro. A indicação de novos integrantes para o C.A. não se baseia apenas em critérios racionais. É como em um casamento: precisamos agir com razão, mas também com emoção e sentimento.”

Eu complementei, citando as ampliações anteriores, em que fomos muito felizes: “Tenho certeza de que colheremos os frutos desta decisão de fortalecimento do C.A. com novos membros. Respeito, Lealdade, Amizade, Companheirismo, Firmeza, Ousadia, Integridade são exemplos dos valores que consideramos imprescindíveis para manutenção de nosso ideário.”

Será possível observar a menção da palavra ‘Honra’ quando os novos Conselheiros, sucessivamente, também subiram no banco e proferiram seus discursos.

Porto:
“É uma honra ter sido convidado para o C.A., o núcleo central da Unicerj. Em nosso Clube o C.A. é quem decide, delibera e tem a palavra final, mas tais atribuições são feitas sempre com muita sensibilidade e sabedoria, pois o C.A. sabe acolher as demandas dos sócios atendendo os anseios que são apresentados, mantendo o Clube na busca de seus objetivos. Uma das características marcantes deste Clube é a nossa estrutura familiar e acredito que devemos fortalecê-la cada vez mais. A Unicerj é muito importante em minha vida, é o lugar onde me sinto bem e tenho muito orgulho de aceitar este convite e participar do Conselho de Administração.”

Cela:
“Fiquei muito feliz ao ser convidado para integrar o C.A. da Unicerj. É também uma grande honra para mim. Acho que esta escolha está mais para o amor do que para qualquer outro sentimento. A Unicerj é um projeto que já está fazendo história no montanhismo deste país. Pode ser que leve anos, décadas, séculos, eu não sei, mas quando futuros historiadores forem analisar este período, o de gestação de um novo mundo - que há de surgir -, identificarão nele as sementes da Unicerj. O C.A. é que dá as diretrizes do Clube. Fazer parte deste grupo é uma grande responsabilidade e um grande desafio. É como se eu tivesse tido mais um filho. Não sei se vou ter tanto tempo para me dedicar como gostaria, mas estarei pensando no Clube todo o tempo e dando o melhor de mim. O mundo precisa mudar e não tenho dúvidas que a Unicerj irá participar desta mudança.”

Favre:
“Quando recebi o telefonema do Leo, tarde da noite, em plena terça-feira, após várias tentativas, pois estava dando aula, pensei que tivesse acontecido algum problema. Contudo, pelo tom de voz, percebi que não era nada grave. Lembro-me que usei a palavra ‘lisonjeado’ para descrever como me sentia ao ser convidado para integrar o C.A. Fiquei um pouco preocupado pela falta de tempo para me dedicar como gostaria e pela grande responsabilidade. Mas, aceitei motivado pela confiança de que eles sabiam o que estavam fazendo. Afinal, este Clube faz parte da minha vida há nove anos, quando cheguei aqui pela primeira vez. O que estamos fazendo neste Clube não se vê por aí. É algo muito especial e talvez único. Tem a ver com os valores que o Clube defende e pratica. Como diz o Santa, a gente não está aqui a passeio. Todos podemos e temos que contribuir com algo para transformar o mundo. Concordo plenamente com as palavras do Cela: A gente pode sim fazer história no montanhismo e nadar contra a maré pessimista, imediatista e materialista que ainda existe. Não se trata apenas de caminhadas e escaladas. Aceito porque o C.A. é muito mais do isso. É o coletivo que pensa o Clube todo o tempo. Ouve, discute, delibera e age por consenso e só por consenso. Participar do C.A. não é um peso em minha vida. É mais um ideal. Podem contar comigo!”

Natan:
“Parece que foi ontem que cheguei numa reunião sem conhecer ninguém e fui acolhido neste Clube. Depois vieram o CBM, a ETGE e tanta coisa mais. Agora é o C.A. Não vejo o Clube apenas como uma família, mas também como uma cordada. Uma grande cordada. Quem está dando segurança e quem tem o conhecimento não precisa ser necessariamente quem está na frente. Pode ser até o que está no fim da cordada. Quando recebi o convite para integrar o C.A., eu estava assistindo a uma aula terrível. Geralmente eu não atendo ligações durante a aula, mas era o Leo e eu saí da sala pensando: ‘terça-feira à noite, o que será que aconteceu? Sei lá, boa coisa não deve ser.’ Mas, não era nada disso e eu tive uma surpresa e grande honra. É um desafio a mais. Nos próximos anos vou estar muito envolvido na conclusão da minha graduação em Engenharia Ambiental, mas estou muito feliz em fazer parte do C.A. da Unicerj.”

Carlito:
“Eu sempre conversei com o Leo sobre o Clube. No dia que ele me fez o convite, falei também com o Santa, a Lucia e o François e fi quei muito feliz. Foi muito bom, e até mesmo comovente, ouvir que gostariam que eu fi zesse parte do C.A, o cerne do Clube. Estou aqui há sete anos, sinceramente, não passava pela minha cabeça que eu ia ser convidado para o Conselho de Administração da Unicerj agora. Lembrei-me de várias histórias de ampliações anteriores. Clair ainda não havia se formado Guia quando foi convidado, bem como o Osiris e agora o Fernando. Isso mostra que o C.A. é uma estrutura singular. Pretendo contribuir com o que estiver ao meu alcance para que a Unicerj brilhe nas montanhas e na sociedade. Quero que saibam que é uma honra imensa.”

Fernando:
“Estava na casa do Bonolo e da Elisangela quando recebi o telefonema do Leo e fi quei surpreso. Ele foi o portavoz do convite para que eu me integrasse ao C.A. Pensei: ‘será que estou pronto? Será que estou preparado?’ O mesmo aconteceu quando fui selecionado para cursar a ETGE em outubro de 2010. Se alguém tivesse me contado sobre a Unicerj, como é esse Clube, como as pessoas são generosas e verdadeiras aqui, eu não teria acreditado. Até hoje é assim, eu falo sobre a Unicerj para os meus amigos e eles não acreditam. Acham que eu estou inventando. Conheci a Unicerj em Mirafl ores na formatura da ETGE/2007. Na ocasião, eu tinha feito uma Travessia com o Clube e fi quei fascinado. O que posso dizer nestes pouco mais três anos de convivência muito intensa e autêntica é que o Clube é muito mais do que as excursões. Você leva para a sociedade os valores do MASENC, algo que é difícil de descrever, mas é bom. Aqui a gente nunca se sente sozinho. Se vocês acham que vale a pena, contem comigo, com todas as minhas forças e meu entusiasmo. Vamos estar todos juntos e fazer a Unicerj cada vez melhor.”

A festa prosseguiu por toda a tarde e boa parte da noite, com mais alguns outros pronunciamentos emocionados e um coquetel de confraternização. Nos primórdios, o Conselho era formado apenas pelos Fundadores. Progressivamente, essa responsabilidade passou a ser compartilhada por mais pessoas e hoje somos 29 Dirigentes a dividir esse ‘fardo sublime’ que é o de conduzir a Unicerj numa trilha de brilho e dignidade para fazer história no montanhismo do Brasil.

Integrantes do Conselho de Administração até 2004

1ª Ampliação (13/11/2004)

2ª Ampliação (30/07/2008)

3ª Ampliação (13/11/2011)

Aleksandra
Borges
Christian
Filipe
Leo
Lucia

Marcos
Prado
Santa Cruz
Sayão
Tarcisio
Zaib

Bonolo
Buarque
Leandro
Osiris
Willy

Carlos Alberto
Clair
Fabio
François
Rafael
Rodrigo

Carlito
Cela
Favre
Fernando
Natan
Porto


Santa Cruz


Conquistas da Unicerj no Dedo de Deus‹‹ anterior 
|
 próxima ››100 anos da conquista do Dedo de Deus

Versão para impressão: