Boletim n°16 - Abr. 2012

100 anos da conquista do Dedo de Deus

O ano de 2012 marca o centenário da conquista do Dedo de Deus. Todos os montanhistas que tiverem a oportunidade de escalar a Via Teixeira podem imaginar as imensas dificuldades enfrentadas pelos cinco pioneiros na empreitada conduzida entre os dias 6 e 9 de abril de 1912.

Segundo os relatos da época, Raul Carneiro e os irmãos Alexandre, Américo e Acácio de Oliveira, liderados pelo ferreiro José Teixeira Guimarães, levaram um dia inteiro na caminhada até a base da via, levando grande quantidade de material.

Nos dias seguintes, os pioneiros galgaram os sucessivos paredões e chaminés, muitas vezes utilizando técnicas engenhosas, como amarração de troncos de árvores em grampos e pirâmides humanas.

Esses inventivos recursos, hoje, seriam considerados pela pretensa maioria, que se acha no direito de impor regras, como sendo pouco técnicos, apelativos, antiéticos e até mesmo antiecológicos. Isso, é claro, levando-se em conta a degeneração e o equívoco conceitual dos termos “ética” e “ecologia” atualmente.

Para anunciar o sucesso da escalada, que foi amplamente festejada em Teresópolis, acenderam uma fogueira no cume. E lá pernoitaram, o que nos dias atuais dificilmente seria autorizado.

Evidentemente, houve nas últimas décadas uma evolução na preocupação e preservação ambiental. Porém, algumas das proibições e restrições impostas no presente não se justificam em áreas públicas conservadas principalmente por causa do histórico de visitação.

Além do grande feito dos conquistadores, que superaram o desconhecimento da técnica com muita garra, criatividade e determinação, vale ressaltar a iniciativa do CEB, em 1932, de instalar uma escada de ferro no último lance da via. Esse fato ilustra a tradição dos Centros Excursionistas, de divulgar e compartilhar, praticando o montanhismo na sua essência.
Bonolo



UNICERJ - União de Caminhantes e Escaladores Rio de Janeiro - http://www.unicerj.org.br