Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°16 - Abr. 2012
Boletim n°16 - Abr. 2012
100 anos da conquista do Dedo de Deus‹‹ anterior 
|
 próxima ››Fisiologia do Exercício e o Montanhismo, parte III

Lealdade e Segurança

A Unicerj foi fundada com base na filosofia do Montanhismo Amador, Solidário, Ecológico e Não-Competitivo - MASENC, ideário original dos Clubes Excursionistas. Adotando o montanhismo como uma ferramenta natural, buscamos resgatar valores que estão sendo relegados pela sociedade em geral, que segue assolada por uma onda de mercantilização, consumismo, egoísmo e imediatismo asfixiante.

Também é nossa luta exigir o direito de acesso aos Parques do país e às montanhas em geral. Os valores que por principio defendemos são a amizade, o respeito mútuo, o companheirismo, o valor à vida e a própria solidariedade, já mencionada, bem como, e primordialmente, a lealdade e a segurança.

Constatamos, perplexos, que determinados sócios tem liderado, por conta própria, excursões que regularmente o Clube programa, incentivando, inclusive, uns aos outros a guiarem cordadas, ao passo que várias atividades organizadas pelo Clube vêm sendo sistematicamente desmarcadas por falta de participantes. Há, de nossa parte, uma constante atenção com a segurança e a integridade física das pessoas em geral, além da preservação do nosso próprio Clube.

Não compactuamos que sócios da Unicerj liderem excursões sem nosso consentimento, arriscando a sua própria vida e de incautos participantes. Além disso, reafirmamos que o espaço físico ou virtual da Unicerj não pode ser usado para cooptar pessoas para a prática de excursões, seja de forma particular ou profissional.

Entendemos que as pessoas são livres para fazer, dentro das leis e da Constituição, o que quiserem de suas vidas. Porém, quando uma pessoa é convidada para se associar à Unicerj, esta se torna automaticamente signatária das Cartas Abertas, bem como aceita respeitar o Estatuto do Clube.

É de se esperar que as pessoas que se identificam com a Unicerj zelem para que este projeto se fortaleça.
A Diretoria


100 anos da conquista do Dedo de Deus‹‹ anterior 
|
 próxima ››Fisiologia do Exercício e o Montanhismo, parte III

Versão para impressão: