Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Sexta-feira, 29 de março de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°16 - Abr. 2012
Boletim n°16 - Abr. 2012
37 anos depois‹‹ anterior 
|
 próxima ››Curso Básico de Montanhismo

Livro de Cume

Reunimos aqui um conjunto de acontecimentos importantes na vida dos sócios e consequentemente do Clube. Algumas notícias são motivo de alegria e congratulação e outras são motivo de pesar.

Nascimentos

É com grande alegria que comunicamos a chegada dos pequenos: - Victor, neto do Osiris, filho de sua filha Adriana e Dave; - Davi Luca, filho da Laiz Chen e Neil, portanto neto do Willy e da Sylvia; - Camila, segunda filha do Guia Godinho e da Daniele.

Nota de Falecimento

Despedimo-nos muito respeitosamente de José Farias, pai do Guia Carlos Alberto.

Sobre o gesto singelo de subir no banco

Para facilitar a divulgação de recomendações, cursos e outras atividades, para comunicados da Diretoria, para anúncios ou entregas de novas conquistas, e principalmente para os discursos emocionados em solenidades, festas e formaturas em nossa sede, mantemos acesa a tradição de subir no banco. Dessa maneira, garante-se a visibilidade de quem está falando, e este tem a possibilidade de olhar os ouvintes nos olhos.

Festas de fim de ano

Como de costume, tivemos no fim do ano de 2011 duas confraternizações muito animadas, com bastante comida e, o mais importante, conversas sobre o que foi realizado e o porvir. A primeira delas foi organizada pelo Guia Estagiário Mauricio, que nos recebeu com entusiasmo no Sítio Querência, em Teresópolis, nos dias 17 e 18 de dezembro, com direito a projeções de filmes e fotos dos Andes. Os 25 sócios e convidados presentes colaboraram com deliciosos pratos, com a organização da festa e com a posterior limpeza e arrumação. Na quinta-feira seguinte, 22 de dezembro, fizemos a tradicional confraternização em nossa sede, com muita alegria e discursos de dirigentes e outros unicerjenses.

Agradecimento
Ao Christian, que comprou o ventilador de teto para a secretaria, e aos multi-tarefas François e Fernando que o instalaram. Aos médicos e sócios André Favero e Heitor de Freitas, que aceitaram o nosso convite para ministrar a palestra de primeiros socorros para a ETGE/2011.

Curso Intermediário de Montanhismo
O CIM teve início oficialmente no dia 03/09/2011, na excursão de abertura, que foi conjunta à ETGE. Simultaneamente tivemos a Travessia da Neblina, o Paredão Jango e a Verruga do Frade. As inscrições para o CIM estão sendo abertas a cada quatro meses. Em setembro de 2011 foram 11 sócios inscritos e em janeiro de 2012 mais quatro. Importante lembrar que, assim como o CBM e a ETGE, o CIM é um direito dos sócios.

Biblioteca Daniel Alvarenga
A Biblioteca Daniel Alvarenga conta hoje com cerca de 700 obras relacionadas ao montanhismo e a outros temas de interesse da sociedade. A Incrível Viagem de Shakleton, Annapurna, Os Conquistadores do Inútil e As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus são algumas indicações para esta incursão literária. Esta riquíssima fonte de conhecimento está disponível, sem ônus, aos sócios na sede do Clube sob a coordenação do nosso querido Diretor Secretário François. Aceitamos doações para ampliar nosso acervo.

Festas Modulares
Dando continuidade ao projeto das festas temáticas modulares em Mirafl ores, foi realizada nos dias 14 e 15 de novembro de 2011 a Festa da Ecologia que Leva em Conta o Ser Humano, organizada pela Guia Estagiária Elis, que aproveitou para ministrar sua palestra sobre este tema. Participaram 25 pessoas. No fim de semana de 4 e 5 de fevereiro de 2012, com a presença de dez entusiasmados unicerjenses, ocorreu a Festa da Pré-Temporada, com projeção de filmes, banho de cachoeira, conversa sobre o Montanhismo Amador e, é claro, saborosas refeições. Ambas as confraternizações angariaram fundos para a Campanha da Sede Própria.

Homenagem do Programa de Voluntariado do PNT

Em janeiro de 2012, durante a reunião para abertura dos trabalhos do Programa de Voluntários do Parque Nacional da Tijuca neste ano, a Unicerj recebeu um certifi cado reconhecendo a parceria nesse programa desde o ano de 2003, quando ocorreu o primeiro mutirão voluntário organizado pelo Parque.

Jantar do CA

Com o objetivo de reforçar cada vez mais os laços de amizade que unem os membros do Conselho de Administração da Unicerj e suas famílias, o casal Prado e Paula organizou um maravilhoso jantar em janeiro. A ideia é que essa seja uma reunião periódica, onde possamos conversar assuntos variados, não necessariamente relacionados diretamente ao Clube.

Novos grampos
Recentemente a Unicerj adquiriu uma boa quantidade de grampos, que estão disponíveis para que os Guias e os Estagiários da ETGE realizem novas conquistas e executem a manutenção das centenas de escaladas e descidas conquistadas pela Unicerj.

Fundo CEPI
Com a fi nalidade de, paulatinamente mais uma vez trocar os cabos de aço do Paredão CEPI, sem com isso comprometer a Campanha da Sede Própria, instituímos o Fundo CEPI, que contou com a colaboração dos Guias e alunos da ETGE para a compra de 30 metros de cabo de aço galvanizado e as ferragens necessárias para sua fi xação.

Comemoração do Centenário da Conquista do Dedo de Deus

No dia 9 de abril de 2012, reunimos cerca de 30 unicerjenses e convidados na Sede do Clube para festejar a passagem dos 100 anos da primeira ascensão ao Dedo de Deus. A solenidade foi organizada pelo André Ribeiro como atividade do seu Estágio Supervisionado. Além de uma pequena dose de história das conquistas de algumas vias naquela montanha e da importância da sua manutenção para preservação do montanhismo amador, tivemos também a oportunidade de ouvir relatos divertidos e emocionantes de vários Guias.


37 anos depois‹‹ anterior 
|
 próxima ››Curso Básico de Montanhismo

Versão para impressão: