Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°16 - Abr. 2012
Boletim n°16 - Abr. 2012
Curso Básico de Montanhismo‹‹ anterior 
|
 próxima ››Atividades realizadas na Unicerj entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2011

Preservação do Paredão CEPI

O Paredão CEPI, no Pão de Açúcar, foi conquistado pelo Centro Excursionista Pico do Itatiaia em 1952. Infelizmente, este Clube não existe mais. No ano 2000, a Unicerj iniciou a manutenção desta via ferrata com troca integral dos cabos, em 25 investidas. Desde então, diversas excursões foram realizadas para manutenção de trechos específicos na via. No nosso Boletim nº 14, descrevemos a instalação de um novo cabo revestido com uma mangueira para resistir à umidade na última sequência horizontal da escalada.

No dia 17 de dezembro de 2011, estivemos no Paredão CEPI, quando consertamos o cabo que se partiu no trecho citado acima. Foi colocado um pedaço de cabo de aço galvanizado ligando as duas pontas e preso no grampo. Onze dias depois, trocamos 30 metros do cabo antigo por um novo, fixado aos grampos por manilha e maillons, para evitar o desgaste prematuro por fadiga. Em outro local, onde havia uma emenda, o cabo também foi trocado na mesma data. Em alguns pontos de parada, no restante da via, instalamos maillons, o que possibilitou a liberação do segundo grampo, antes ocupado pelo clipe de fi xação do cabo, para armar um rapel ou uma segurança.

Até o momento, já foram realizadas 38 investidas com 18 Guias e 143 participações para manutenção do CEPI. A preservação desta clássica via é um compromisso da Unicerj, baseado na prática do Montanhismo Amador Solidário Ecológico e Não Competitivo.

A Diretoria


Curso Básico de Montanhismo‹‹ anterior 
|
 próxima ››Atividades realizadas na Unicerj entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2011

Versão para impressão: