Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°5 - Nov. 2000
Boletim n°5 - Nov. 2000
Travessia do Canyon Fortaleza‹‹ anterior 
|

Notas

NOVO DESIGN DA PÁGINA NA INTERNET

É com grande satisfação que anunciamos o novo projeto do nosso site www.unicerj.org.br. Esperamos em breve termos muitas novidades, novas seções e muitas fotos de excursões, além é claro, de atualizações mais frequentes.

RESTAURAÇÃO DO PAR ÍBIS

Por iniciativa da Escola de Guias da UNICERJ de 1999, a restauração do cabo de aço do Par. Íbis, Pão de Açúcar, foi concluída e hoje temos muito mais prazer de fazer esta bela escalada. O cabo antigo, além de velho e enferrujado, estava muito mal fixado, praticamente em apenas um grampo. Detalhes desta excursão com algumas fotos podem ser vistas no nosso site na seção "Conquistas e Regrampeações". Nesta excursão participaram: Cassio, Leo, Santa Cruz e Sonia.

RESTAURAÇÃO DA TRAVESSIA DOS OLHOS

Pedra de Gávea, detalhe da Trav. dos OlhosA restauração desta bela escalada foi iniciada, durante o estágio da Escola de Guias, quando bivacamos nos Olhos da Pedra da Gávea. Nesta bela excursão, trocamos vários grampos que estavam em péssimo estado além de duplicarmos alguns pontos de parada. Nesta excursão participaram: Cassio, Juliano (somente no 1º dia), Leo e Sonia. Maiores detalhes desta excursão estão no nosso site.

FUTILAMA - DIVERSÃO EM ESTADO PURO

Nas festas de confraternização que a UNICERJ realiza, quase sempre acontecem entusiasmadas partidas de futebol ou futilama, quando chove. Historicamente estas partidas sempre terminaram empatadas. Assim não há vencedores nem vencidos e sim amigos que se divertem. Contudo, a partir da Festa de Formatura da Escola de Guias ETGE/99, em Miraflores, parece que conseguimos nos superar e evoluir para a diversão em estado puro, pois os gols não eram nem mesmo contados. Acredito que tenhamos conseguido realizar o sonho lúdico do que deve ser uma brincadeira na acepção etimológica do termo. Definitivamente o resultado não importa. Afinal somos amadores e não competitivos. O resultado importante é poder compartilhar a vida de modo fraterno.

ROY

Não podemos deixar de registrar o incidente ocorrido com o sócio Roy Englander. Vitimado por um enfarte quando escalava o Par. Helio Paz, no Escalavrado, foi retirado da montanha imediatamente por seus companheiros de excursão. Atendido num hospital em Teresópolis, e posteriormente transferido para o Rio de Janeiro, recuperou-se muito bem. Passado o susto, Roy ressaltou que: a eficiência dos companheiros Santa Cruz, José Koiller e Juliana Sayão para auxiliá-lo nas manobras para descer os rapells, e ter podido contar com bons grampos presentes naquela montanha, foram cruciais para um rápido deslocamento a sua base e depois até a emergência do hospital.

ANIVERSÁRIO DA UNICERJ

No mês de abril a UNICERJ completou 2 anos de existência. Em comemoração realizamos uma bonita festa de confraternização entre os sócios, familiares e diretoria. Miraflores como sempre acolheu os convivas com muito carinho. A exemplo de 1998, conjugamos nossa alegria com a dos alunos do Curso Básico e da Escola de Guias, 1999, que naquela mesma data foram diplomados. É muito marcante para nós, que praticamos o Montanhismo Amador ver, nos olhos de cada um, uma felicidade sem nenhuma vaidade, iluminados com a luz da esperança de poder fazer algo que não seja somente agregar valores materiais mas dividir, ensinar, acompanhar, cuidar e trabalhar em busca de uma melhor harmonia da coletividade, objetivando usufruir da vida com respeito e humildade.

FESTA JULINA

Tradicionalmente, realizou-se mais uma Festa Julina da UNICERJ. Este ano ultrapassamos a marca de 60 participantes, entre sócios e convidados. Como de costume, embalados pelas músicas de "São João", a turma dançou quadrilha e se esbaldou nas brincadeiras e na comida. Mais uma vez, Miraflores acolheu a todos com sua simplicidade e muito carinho. Outro fato marcante nesta data foi a presença dos convidados Edilso e Valdecir que vieram especialmente do Espirito Santo para abrilhantar nossa festa face a entrega de mais uma Conquista da UNICERJ, a Agulhinha Juliana. Estes companheiros, amigos de longa data, participaram ativamente desta conquista e sempre nos recebem muito bem quando de nossas excursões ao Espírito Santo.

CAMPANHA DA CORDA

É com satisfação que comunicamos a aquisição para o Clube de 2 cordas novas marca Mammut, 60 m, 10,5 mm. Fruto de uma campanha que mobilizou todo o corpo social, estas cordas já estão à disposição dos Guias para uso nas atividades da UNICERJ.

TRILHA ADOTADA NO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA (PNT)

Excursão de adoção da Trilha do PNTA UNICERJ permanece apoiando a administração do Parque mantendo o trabalho de conservação das trilhas do Andaraí Maior e Tijuca Mirim. Alguns trabalhos foram realizados como: reposição da sinalização da trilha, fechamento de atalhos e remoção de lixo. A constância da manutenção e também a conscientização das pessoas, são trunfos que permitirão tornar o Parque um ambiente seguro, saudável, bem organizado e aberto a toda comunidade.

FERREIROS

No próximo Boletim publicaremos uma matéria sobre os ferreiros e irmãos Beto e Laerte. Prestaremos, assim, uma singela homenagem a esses verdadeiros artífices do metal que há décadas forjam artesanalmente os nossos grampos.

TRAVESSIA DA BOCAINA

Excursão de abertura da E.T.G.E. 2000/2001Mais uma vez tivemos a ventura de realizar esta excursão, a 2ª vez pela Escola de Guias da UNICERJ. Conhecida também como Trilha do Ouro, atravessa o Parque Nacional da Serra da Bocaina. Aproveitamos o feriadão de 12 de outubro para programar a 1ª atividade da Escola de Guias 2000/2001, valendo para montanhistas caminhantes e escaladores. Região de rara beleza e com rios e cachoeiras convidativas, realizamos esta excursão em 3 dias e 3 noites. Fomos brindados com dias de sol e noites de lua cheia. Fora o cansaço normal, os 8 participantes puderam desfrutar, a maioria pela primeira vez, desta caminhada de paisagens distantes no horizonte e rios de águas límpidas.


Travessia do Canyon Fortaleza‹‹ anterior 
|

Versão para impressão: