Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°6 - Nov. 2001
Boletim n°6 - Nov. 2001
Mais dez conquistas‹‹ anterior 
|
 próxima ››Descida Ernesto Sabato

Serra da Bolívia

É sempre um prazer falar sobre algo que conquistamos. Mormente, quando este algo foi idealizado e alcançado com méritos próprios. Na montanha a conquista de uma escalada é um júbilo, porque oferecemos o que temos de melhor apenas por oferecer. Este momento de contentamento, solene e enigmático, é sempre compartilhado com os amigos que acreditaram e participaram da conquista. São horas, dias, semanas, meses, anos, não importa, a montanha eterniza cada minuto que vivemos em sua companhia.

No dia 4/3/2001 tivemos a ventura de atingir o cume da Serra da Bolívia. Majestosa montanha localizada no norte fluminense, à beira do Rio Paraíba do Sul, ao lado da querida cidade de Itaocara. Cidade hospitaleira que tem no próprio nome um significado especial, que quer dizer casa de pedra. Desde os tempos do carro de boi que minha mulher, Aleksandra, sonhava em subir aquela montanha. Quando criança passava suas férias na fazenda do Tio Jovino e ficava impressionada com tamanha rocha. Mais tarde, já montanhista, passou a contemplá-la desejando uma cumplicidade que todo amante da natureza conhece.

Foram 14 investidas e participaram da conquista, além da Aleksandra e eu, os amigos Santa Cruz, Borges, Sayão, Willy e Aperibé. A escolha do nome não foi fácil. Gostaríamos de homenagear uma pessoa da cidade, da qual temos uma grande admiração e forte laço de amizade. Entretanto, gostaríamos também que todos que conhecemos na cidade se sentissem agraciados com a homenagem da conquista. Por esta razão, optamos por um nome que representa, para a maioria das pessoas, um símbolo afetivo de grande importância na história da cidade, e que, ao mesmo tempo, exprime uma das razões de ser do nosso Clube - Paredão UNIÃO.

Tarcisio Rezende


Mais dez conquistas‹‹ anterior 
|
 próxima ››Descida Ernesto Sabato

Versão para impressão: