Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Terça-feira, 23 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°6 - Nov. 2001
Boletim n°6 - Nov. 2001
Nova Conquista No Pico Maior De Friburgo‹‹ anterior 
|
 próxima ››Chaminé Ricardo Borges

Paredão Guilberto Hippert

Croqui


Na ocasiao da conquista do Par. Leonel Brizola, exploramos a base do Andaraí Maior e escolhemos o lugar mais natural para uma nova via de escalada. Depois de todas as investidas naquele paredão, comecei a ver que a pedra oferecia mais opcões e então resolvi iniciar mais uma conquista, à direita do Par. Leonel Brizola.

A primeira investida foi marcante, pois estávamos apenas o Leonardo Perrone e eu, carregando duas cordas, muito material de grampeação, móveis, pitons... queríamos estar preparados para o que a rocha iria nos oferecer. Coincidentemente, neste dia aconteceu um grande evento no Parque Nacional da Tijuca e tivemos que deixar nosso carro na cascatinha, muito abaixo do Barracão. Não perdemos o pique e resolvemos subir assim mesmo.

Chegando à base, tive o prazer de conquistar primeiro, aproveitando uma pequena fenda e colocando o primeiro grampo a bons metros da base. Depois chegou a vez do Leo, que enfrentou o calor a que esta face se expõe no decorrer do dia, finalizando nossa primeira investida. Após esta, muitas se seguiram e tive o prazer de contar com a companhia do Cassio Almeida, Eduardo Buarque, Gustavo Mello, José Koiller, Leonardo Godinho, Luis Henrique, Marcos Eboli, Santa Cruz e Willy Chen.

Finalmente, no dia 25 de novembro de 2000 terminamos a via, batizando-a com o nome de meu pai, que ficou muito agradecido pela homenagem. Além de uma bela via de subida, também oferece um bonito rapel, sendo que as duas últimas descidas (de 25 e 50 metros, respectivamente) passam por dois negativos.

Classificação: escalada muito difícil
Equipamento: 15 costuras, corda de no mínimo 50 metros e estribos.

Ricardo Borges


Nova Conquista No Pico Maior De Friburgo‹‹ anterior 
|
 próxima ››Chaminé Ricardo Borges

Versão para impressão: