Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°4 - Jan. 2000
Boletim n°4 - Jan. 2000
|
 próxima ››Conquistas - Novas Vias

Editorial

Já se vai tempo que com meus 15 anos ficava imaginando como estaria no ano 2.000 com 45 anos. Coisas de adolescente acho eu. Tínhamos acabado de conquistar o tricampeonato mundial de futebol e como a maioria dos meus colegas e amigos, só tínhamos olhos para as festas em comemoração ao almejado título, por juntar a turma e ir à praia pegar uma onda de prancha ou de peito, ou ir à sessão da meia noite do cinema Caruso assistir as concorridas pré-estréias dos filmes badalados. Não tinha muita preocupação com o futuro e, como a maioria silenciosa, vivia alheio às agruras que fervilhavam em nosso país, até porque a censura do regime da época era um mecanismo cerceador e castrador das informações políticas, econômicas e sócio-culturais de então.

Tempo depois comecei a entender os motivos das lutas e movimentos de uma minoria, que escudada pela consciência da razão e de suas convicções, tinha por objetivo resgatar a dignidade e o respeito pela pessoa humana e acima de tudo a liberdade para poder expressar seus ideais.

Neste mesmo compasso penso e acredito daqui há 30 anos, que a UNICERJ possa ter contribuído efetivamente na formação de montanhistas amadores e também tenha sido um baluarte do Montanhismo praticado com solidariedade, segurança e respeito à natureza.

Tarcisio Rezende


|
 próxima ››Conquistas - Novas Vias

Versão para impressão: