Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Sábado, 20 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°4 - Jan. 2000
Boletim n°4 - Jan. 2000
Editorial‹‹ anterior 
|
 próxima ››Escola de Guias da UNICERJ

Conquistas - Novas Vias

UNICERJ em ritmo de inauguração de conquistas:

  1. Par. Jane (Praia Grande, Mangaratiba, RJ)
  2. Des. Anamaria (Dois Bicos, Teresópolis, RJ)
  3. Des. Masenc (Pão de Açúcar, Rio de Janeiro)
No último Boletim estas novas vias foram programadas e de fato contaram com a participação de muitos sócios e convidados em suas respectivas inaugurações, que descrevemos a seguir:

Par. Jane

Excursão realizada no dia 30.10.1999 - Domingo
Guia: Zaib
13 Participantes

Santa Cruz no Par. Jane - Mangaratiba, RJNo dia da excursão, madrugamos para conseguir realizar a escalada antes da chuva, que já ameaçava quando saímos do Rio. Fizemos seis cordadas, tendo a muito feliz homenageada Jane Assunção guiado a segunda cordada, demonstrando potencial para a próxima Escola de Guias, que irá começar assim que a ETGE/1999 formar os atuais Guias Estagiários.

Durante a escalada, não obstante a chuva tenha nos atingido no final da via, conseguimos duplicar os três pontos de parada, onde os grampos ainda não haviam sido duplicados. Foi batido também um grampo intermediário num lance que estava um pouco longo e assim o Paredão Jane está pronto para ser escalado com toda segurança. A chuva não impediu que todos os 13 participantes completassem a escalada, nem tirou o entusiasmo das pessoas que acreditaram que seria possível superar o mau tempo.

Depois da descida tivemos um magnífico churrasco na casa do Paulo Zaib, irmão do Guia da excursão, ele acolheu um grupo de 27 sócios e convidados com muita hospitabilidade, em mais esta atividade da UNICERJ.

Des. Anamaria

Excursão realizada dia 07.11.1999 - Domingo
Guia: Santa Cruz
06 participantes

No dia que inauguramos a Descida Anamaria, estava programado um "almoço chinês" preparado pelo nosso companheiro e Guia da UNICERJ, Willy Chen. Esta confraternização reuniu 20 pessoas em Miraflores (Teresópolis) e foi um dos mais deliciosos encontros gastronômicos do nosso Clube dos últimos tempos.

Para a inauguração da Descida propriamente dita, rumamos para o nosso destino partindo de Miraflores muito cedo, tomando a estrada para Friburgo e em seguida o Vale dos Frades. Depois fizemos a caminhada até o cume da montanha, onde a Descida, vertiginosa por excelência, se inicia. São seis rappels para escalador algum botar defeito, sendo que o terceiro requer duas cordas de 60 metros unidas para vencer um negativo realmente assustador e de rara beleza. Para aumentar as emoções de todos nós começou a chover justamente quando chegamos no rappel mais vertiginoso. Nada mais apropriado para meditarmos sobre nossas paixões de montanhistas amadores e não competitivos. E também, por que não, sobre o medo e a capacidade que temos de superá-lo, a finitude humana, o sentido da vida, a beleza, o amor e tudo mais.

Durante a Descida, duplicamos os dois últimos pontos de parada que ainda não dispunham de grampos duplos e agora a Descida Anamaria está em perfeitas condições de ser realizada com segurança, desde que se disponha dos conhecimentos técnicos, do equipamento e da experiência necessária.

Nesta excursão pudemos contar com a decisiva presença do companheiro Leo, Guia da UNICERJ formado pela ETGE/98, que, tal como os demais, não tinha participado das duas investidas dessa conquista. Todos gostaram muito da Descida Anamaria. Quando chegamos de volta a Miraflores, após sete horas de excursão, encontramos nossos familiares e amigos e compartilhamos um magnífico almoço chinês.

Des. MASENC

Excursão realizada dia 05.12.1999 - Domingo
Guias Estagiários: Juliano e Buarque
Supervisor: Santa Cruz

Esta excursão, que seria inicialmente guiada por mim foi passada aos estagiários Juliano e Buarque que estão cursando a ETGE/99. Desse modo deixei de ser o Guia da excursão para ser o supervisor e posso assegurar que todos os objetivos foram atingidos: inauguramos a nova via e batemos os quatro grampos que faltavam e agora esta belíssima Descida Vertiginosa conta com todos os seus seis rappels com grampos duplicados.

Estas três excursões inaugurais, relatadas resumidamente acima, mostram que a UNICERJ está no caminho certo para grandes conquistas e realizações no montanhismo, abrindo novas possibilidades para a participação das pessoas que desejam fazer história no montanhismo do nosso país.

Santa Cruz


Editorial‹‹ anterior 
|
 próxima ››Escola de Guias da UNICERJ

Versão para impressão: