Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

Antecipação da Reunião Social

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios



Quinta-feira, 28 de março de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°4 - Jan. 2000
Boletim n°4 - Jan. 2000
Conquistas - Novas Vias‹‹ anterior 
|
 próxima ››Estágio Supervisionado ETGE/99

Escola de Guias da UNICERJ

Compromisso com a preservação do montanhismo amador.

No dia que a UNICERJ completou o 1° aniversário de fundação, 17.04.1999, formamos os nossos primeiros três Guias Escaladores.

Não dormimos sobre os louros e imediatamente começamos a trabalhar na Escola de Guias de 1999. Dez sócios da UNICERJ foram aceitos como alunos da turma de 1999 da ETGE (Escola Técnica de Guias Excursionistas).

Em 1998 a ETGE só aceitou candidatos a Guias Escaladores. Em 1999, contudo, ousamos formar também Guias Caminhantes. Afinal, a UNICERJ é uma união de caminhantes e escaladores.

Vale lembrar que o Guia Escalador é também caminhante, ou seja, uma vez formado está autorizado a guiar todas as modalidades de excursões promovidas por nosso clube, sejam caminhadas, escaladas, acampamentos, travessias, regrampeações, descidas vertiginosas, bivaques e conquistas.

Acontece que há pessoas que podem se tornar excelentes Guias de Montanhismo sem que precisem ser Guias Escaladores. Guiar uma caminhada como a Travessia Petrópolis-Teresópolis, por exemplo, requer muita maturidade e experiência.

Foi pensando em tudo isso que decidimos, em abril de 1999, abrir duas opções aos candidatos a Guias da UNICERJ: Guias Caminhantes e Guias Escaladores. Dez alunos se inscreveram na ETGE/99: três para Guias Caminhantes: Chico, Kenji e Koiller; sete para Guias Escaladores: Buarque, Cassio, Hugo, Juliano, Júlio, Rodrigo e Sônia.

Dos dez inscritos, seis haviam acabado de concluir o Curso Básico de Montanhismo, da UNICERJ, de um ano de duração. São eles: Chico, Kenji, Koiller, Hugo, Júlio e Rodrigo. Assim, embora tenham começado praticamente do zero, em termos de montanhismo, puderam amadurecer e evoluir bastante, a ponto de se candidatarem a uma Escola de Guias. Só este fato mostra que a UNICERJ está no caminho certo, não apenas visando grandes realizações montanhísticas, mas principalmente no rumo da plenitude humana, acolhendo com entusiasmo todos aqueles que queiram se desenvolver e ajudar a manter a chama do montanhismo como atividade amadora, não competitiva e respeitada pela sociedade.

Durante o ano de 1998, Juliano foi aluno da ETGE, porém não a concluiu. Esperamos que possa se formar na ETGE/99 e venha nos ajudar a fazer a UNICERJ brilhar.

Buarque, Cassio e Sônia não vieram do Curso Básico nem foram alunos da Escola de Guias passada. O primeiro é nosso companheiro montanhista há mais de dez anos. Em 1998 auxiliou em algumas excursões do Curso Básico e decidiu fazer a Escolas de Guias de 1999. Cassio e Sonia vieram do Paraná e têm muita experiência, inclusive de montanhas nevadas das Cordilheiras dos Andes.

Para a primeira fase da Escola de Guias foram programadas 12 grandes excursões que deveriam ser realizadas em seis meses, de maio a outubro, justamente os melhores meses do ano para a prática do montanhismo.

Algumas excursões planejadas não puderam ser realizadas pelos mais diversos motivos. Contudo outras foram programadas e realizadas, mantendo o espírito de uma Escola de Guias; que deve ser o da seriedade a toda prova. Basta comparar a página central do último Boletim para constatar que a maioria das excursões programadas foi realizada com êxito.

Além disso, o mais importante é que nesta primeira fase da Escola de Guias, foram programadas 12 excursões e 12 excursões foram realizadas. Algumas vezes tivemos que ir duas vezes, com intervalos de semanas ou meses, para conseguir realizar ao que nos propusemos, como foi o caso da Via Graciliano Ramos, na Pedra da Freira (Espirito Santo). Outras vezes mudamos a programação, como no caso em que deixamos de ir à Agulha do Diabo, para fazer um Dedo de Deus com bivaque no cume.

Desse modo, os futuros Guias tiveram a oportunidade de aprender na prática - que é a única forma de se aprender - uma das mais importantes qualidades de um Guia: a perseverança.

O Curso teve início no penúltimo fim de semana de maio, numa excursão de dois dias aos Três Picos de Salinas. Os candidatos a Guias Escaladores fizeram o Pico Maior (Via Sylvio Mendes) numa excursão cujos Guias foram Borges e Leo. Por sua vez, os candidatos a Guias Caminhantes galgaram o Pico Menor (Via Normal), guiados pelo Christian.

A atividade seguinte realizada aproveitou o feriado de Corpus Christi para que fosse feita a Travessia do Parque Nacional da Serra da Bocaina - a Trilha do Ouro - que levou três dias e três noites. O Guia geral foi o Tarcisio, auxiliado pelo Willy e Santa Cruz.

Em seguida, fomos ao Dedo de Deus reconstruir a Descida Rio de Janeiro e a Variante Gilda Borges, cujos grampos tinham sido criminosamente arrancados por vândalos que se dizem montanhistas. Os Guias foram Gustavo, Borges e Santa Cruz e a excursão cumpriu plenamente os objetivos.

A quarta atividade, realizada no primeiro fim de semana de julho, foi a Chaminé UNICERJ. Esta via desafiadora e de rara beleza foi conquistada em 1988, dez anos portanto, antes da fundação do nosso Clube, mostrando que a UNICERJ já tem história.

Tal qual a excursão anterior, quando reconstruímos vias de escaladas e de descidas no Dedo de Deus, muitos não puderam participar, pelos mais diversos motivos. Mesmo assim a escalada foi realizada com êxito. Os Guias foram Borges e Santa Cruz. A excursão contou com a presença do Guia Willy Chen, que estava fazendo na ocasião a terceira tentativa de realizar esta magistral escalada, desta vez com pleno êxito. Vale ressaltar também a presença do nosso amigo Valdecir, de Atílio Vivacqua, que teve a ventura de, como nós, descer durante a noite no grande negativo da Via que leva o seu nome (Des. Valdecir Bento, 1995).

No dia seguinte voltamos ao cume para iniciar a conquista de uma nova descida ainda mais desafiadora, que esperamos concluir na próxima temporada.

Aproveitando o inverno, que é a melhor época do ano para a prática do montanhismo em nosso país, voltamos ao Espírito Santo no fim de semana seguinte, novamente "bivacando" no ônibus de sexta para sábado, na ida, e de domingo para segunda, na volta.

Cume da Pedra da Freira com o Pico do Frade ao fundoAgora, nesta quinta atividade da Escola de Guias, nossos objetivos eram o Frade e a Freira. Caminhantes e escaladores estiveram juntos até o cume do Pico do Frade onde os dois grupos se dividiram. Os caminhantes ficaram com o Guia Prado, cuidando da regrampeação do artificial final do Pico do Frade, com bivaque inclusive. Enquanto isso, os escaladores, com os Guias Leo e Santa Cruz, fizeram a Des. Sérgio Carvalho com seus negativos de arrepiar a espinha, até o colo do Frade e a Freira, onde um temporal durante a noite impediu a conclusão da escalada da Freira, depois que boa parte já ter sido vencida.

Nesta excursão contamos com a providencial ajuda de uma caminhonete que nos levou desde a rodoviária de Cachoeiro do Itapemirim até o início da caminhada, (sábado pela manhã) e foi nos buscar domingo à noite para que pudéssemos tomar o nosso ônibus de volta para o Rio de Janeiro.

Para o último fim de semana de julho estava programado o Paredão Che Guevara, em Petrópolis. Ao chegarmos na base dessa escalada, de elevada técnica, verificou-se a impossibilidade de subir, pois ainda não havia clareado mas a chuva tomava conta da região. Fomos então para Miraflores, em Teresópolis. Como o tempo não melhorava acabamos fazendo uma exploração ao Morro da Estrela e em seguida prosseguimos caminhando por uma estrada vicinal, onde mais tarde conseguimos carona numa carroceria gelada ao vento da chuva, mas demonstrando mais uma vez a esperança na humanidade. De volta a Miraflores, ensopados da chuva, inevitavelmente acendemos a lareira que nos redimiu do frio. Acabou sendo um programa diferente que também valeu a pena e tenho certeza, todos que participaram têm boas recordações. Os Guias desta sexta aventura foram Borges e Santa Cruz.

A sétima atividade estava programada para a Agulha do Diabo, com bivaque. Os Guias seriam Leo e Santa Cruz. Acabamos fazendo uma excursão ao Dedo de Deus, com bivaque no cume, o que não é muito usual. Foi uma ótima opção no desenvolvimento de todos os candidatos a Guias Escaladores. Para nossa felicidade o tempo ajudou bastante com um belíssimo por de sol, noite estrelada e um amanhecer ainda mais bonito.

Pedra da Freira - Espírito SantoA oitava atividade foi no Vale dos Frades, do outro lado de Salinas. Os candidatos a Guias Caminhantes fizeram o Morro dos Cabritos pela Via Normal (Guias: Willy e Santa Cruz). Os candidatos a Guias Escaladores fizeram a mesma montanha, só que escalando o Paredão Mário Arnaud (Guia: Leo). A Via Normal estava com a mata tão fechada, que o grupo dos caminhantes levou mais tempo para chegar ao cume que o grupo dos escaladores. Depois de uma bonita confraternização, descemos todos pela Des. Alumbramento, via por nós conquistada em janeiro de 1995 e que finalmente recebeu grampos de que faltavam duplicar nos pontos de parada.

Para a nona atividade, aproveitando o feriado do dia da independência, fizemos uma excursão de quatro dias em que voltamos ao Frade e Freira, quando finalmente escalamos a Via Graciliano Ramos e chegamos ao cume da Freira, completando assim um objetivo que não conseguimos na quinta atividade. Além disso fizemos duas investidas em conquista, numa fantástica agulhinha em Estrela do Norte, quando conquistamos a metade da montanha, aproveitando as excepcionais de tempo e alto desempenho de todos os participantes. Vale ressaltar que voltamos em novembro com o objetivo de avançar nesta conquista e quem sabe até concluí-la. Mas desta vez o tempo não ajudou. Mesmo assim, com uma dificuldade incomensuravelmente grande conseguimos avançar um pouco. Esta agulhinha de Estrela do Norte é mais um atrativo para a temporada de 2000 que logo vai chegar. Nas duas excursões os Guias foram Leo e Santa Cruz.

No dia 17 de setembro foi lançado o livro "As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus". Para comemorar foi marcadoa a inauguração do Paredão Osvaldo Pereira, realizada com muita classe e alegria, por todos que participaram. Os Guias foram Leo, Borges e Santa Cruz. Esta foi a décima atividade realizada pela ETGE/99.

A atividade que veio a seguir foi a travessia Petrópolis-Teresópolis, já no primeiro fim de semana de outubro. Inicialmente esta excursão seria destinada apenas a Escola de Guias. Vale ressaltar que na primeira fase da Escola de Guias, as excursões são destinadas apenas aos alunos do curso e aos Guias Instrutores. Excepcionalmente podem ser aceitos convidados, mas só em situações especiais. Na segunda fase da Escola de Guias - o Estágio Supervisionado - ao contrário, as excursões são abertas a sócios e convidados, mas aí os alunos não são mais alunos apenas, são Guias Estagiários. Para esta excursão resolvemos reunir a Escola de Guias com o Curso Básico, fazendo uma atividade conjunta. Não obstante a chuva que chegou durante a noite no bivaque do Paraíso, o importante foi que conseguimos completar a Travessia. Apesar do frio e da chuva todos gostaram e puderam ver o quanto é importante a nossa união. Inicialmente o Guia desta excursão seria o Marcos, que acabou contando com o apoio dos Guias Leo, Willy, Tarcisio e Santa Cruz. Os veículos fretados pelo Christian funcionaram bem, embora ele, por motivo de trabalho, não tenha podido participar da excursão.

A décima segunda e última atividade da primeira fase da ETGE/99 foi um treinamento de resgate no Morro da Urca. Leo deu várias aulas teóricas na sede da UNICERJ, antes desta atividade prática que contou com a participação maciça dos alunos e foi coroada de êxito.

Concluída a primeira fase, foram qualificados os Guias Estagiários. Dos dez que iniciaram o curso, sete foram credenciados para iniciar o Estágio Supervisionado: dois caminhantes e cinco escaladores. O estágio teve início dia 17.11.1999 e irá prosseguir até a conclusão do curso, dia 17.04.2000.

Cada um dos Guias Estagiários deverá guiar - sempre com a supervisão de um Guia formado - um total de 12 atividades, as mais diversas.

Os três alunos que não foram credenciados como Guias Estagiários são Chico (caminhante), Júlio e Rodrigo (escaladores). Eles não puderam se dedicar ao curso o mínimo que uma ETGE exige, por causa dos mais diversos motivos, mas têm potencial e serão muito bem recebidos se desejarem cursar a ETGE/2000.

Os demais foram aceitos como Guias Estagiários e têm tudo para se formar. Dos dez alunos que começaram o Curso, sete têm plenas condições de concluir a ETGE/99. Não é pouco. Sabemos o esforço que tem sido dedicado à Escola de Guias: é um longo processo de semeadura. Para nós da UNICERJ, a ETGE é tão importante que toda a programação de excursões desse Boletim foi feita visando o Estágio Supervisionado, que já começou.

Este é o relato, muito resumido dessas excursões realizadas na primeira fase da Escola de Guias de 1999. Maiores detalhes podem ser obtidos nos relatórios das excursões a disposição de todos os interessados na secretaria da UNICERJ. Ou então conversando com cada uma das pessoas que particparam dessas memoráveis excursões. Ao todo participaram nove Guias, dez alunos da Escola de Guias, doze alunos do Curso Básico (justamente na única excursão conjunta ETGE-CBM: a Travessia Petrópolis-Teresópolis) e um convidado (Valdecir, que participou de duas das três expedições que realizamos pela a ETGE/99 ao Espírito Santo).

Que as estrelas iluminem os caminhos da Escola de Guias para que possamos, em abril próximo, formar mais alguns Guias Excursionistas para a UNICERJ e o montanhismo amador.

Santa Cruz

Excursões realizadas em 1999

1 - 22 e 23 de MAIO
SALINAS: PICO MAIOR e PICO MENOR
Guias: CHRISTIAN, BORGES e LEO
08 participantes

2 - 02 a 05 de JUNHO
TRAVESSIA DA BOCAINA
Guias: TARCISIO, SANTA CRUZ e WILLY
05 participantes

3 - 19 de JUNHO
DEDO DE DEUS
Guias: GUSTAVO, BORGES e SANTA CRUZ
08 participantes

4 - 03 a 05 de JULHO
CHAMINÉ UNICERJ (ES)
Guias: SANTA CRUZ, BORGES e WILLY
05participantes

5 - 10 a 12 de JULHO
FRADE & FREIRA
Guias: PRADO, SANTA CRUZ e LEO
08 participantes

6 - 31 de JULHO
MORRO DA ESTRELA
Guias: BORGES e SANTA CRUZ
06 participantes

7 - 07 e 08 de AGOSTO
DEDO DE DEUS, com bivaque no cume
Guias: LEO e SANTA CRUZ
05 participantes
8 - 20 e 21 de AGOSTO
MORRO DOS CABRITOS e PAREDÃO MARIO ARNAUD
Guias: LEO, SANTA CRUZ e WILLY
06 participantes

9 - 04 a 07 de SETEMBRO
INVESTIDA EM ESTRELA DO NORTE e VIA GRACILIANO RAMOS (E.S.)
Guias: SANTA CRUZ e LEO
07 participantes

10 - 18 de SETEMBRO
PAREDÃO OSVALDO PEREIRA (escalada inaugural)
Guias: LEO, BORGES e SANTA CRUZ
07 participantes

11 - 02 e 03 de OUTUBRO
TRAVESSIA PETRÓPOLIS - TERESÓPOLIS
Guias: Leo, Santa Cruz, Tarcisio, Marcos e Willy
21 participantes (excursão em conjunto com o Curso Básico de Montanhismo)

12 - 16 de OUTUBRO
TREINAMENTO DE RESGATE NA URCA
Guia: LEO
09 participantes

Frade e Freira (ES)


Conquistas - Novas Vias‹‹ anterior 
|
 próxima ››Estágio Supervisionado ETGE/99

Versão para impressão: