Boletim n°4 - Jan. 2000

Curso Básico de Montanhismo

O Curso Básico de Montanhismo de 1999 realizou 7 atividades práticas e 7 aulas teóricas, incluindo a palestra do Sr. Pedro Menezes, Diretor do PNT, no período de 30.05.1999 à 28.11.1999.

Todas as excursões obtiveram pleno êxito a começar pelo Pico da Tijuca no início da temporada. As demais excursões foram: Campo Escola do Morro da Urca, Alto Mourão, Campo Escola Helmut Heske, Morro Bela Vista e as tradicionais Travessia Petrópolis-Teresópolis e Itatiaia.

É sempre válido destacar estas 2 excursões tradicionais, porque proporcionam aos montanhistas iniciantes um efeito de contentamento contagiante e ao mesmo tempo a real noção das dificuldades comentadas nas aulas teóricas.

A travessia deste ano foi realizada em conjunto com a Escola de Guias e, nada melhor para testar o psicológico dos candidatos a Guia, do que lidar com montanhistas bolhas d água debaixo de chuva e pouca visibilidade devido ao nevoeiro. Para quem não conhece, alguns trechos da travessia são lajeados íngremes que requerem muita atenção na sua descida e, quando molhados, exigem cuidado redobrado do excursionista e dos Guias.

Treinamento no Campo Escola Helmut HeskeO grupo todo se portou muito bem e após uma pernoite repousante no Vale do Paraíso partimos para o segundo dia de caminhada ainda sob chuva. Com baixa visibilidade pouco paramos e chegamos à Pedra do Sino ainda com a luz do dia. Na descida da Pedra do Sino percebemos, nas pessoas em geral, os sinais do esforço da caminhada pesada e, como nosso horário era muito bom, permitiu diminuir o ritmo do grupo. Além da chuva intermitente tínhamos agora a companhia do frio. A temperatura caíra bastante obrigando vestir um providencial agasalho por baixo do anorake. Com muito frio e molhados, torcíamos para que as Vans contratadas para nosso transporte de volta, estivessem aguardando no final da trilha na represa dentro do Parque. Devido a um congestionamento na estrada as Vans atrasaram, mas fomos "salvos" pelo vigia do abrigo Paquequer que gentilmente nos acolheu. Alegres esperávamos o transporte com roupas secas ao sabor de um revigorante chá quente.

Dos que iniciaram o Curso Básico indicamos os alunos a seguir que estão em condições de se formar: Aline Fonseca, Clair Pessanha, Flavia Resende, Leonardo Godinho, Maria Delia e Mariana Fonseca.

E assim, mais uma etapa na história da UNICERJ. Destarte as dificuldades da nossa vida "lá fora" conseguimos cumprir o planejado, e fica nosso agradecimento a todos os Guias e alunos da Escola de Guias que colaboraram com o sucesso de mais um Curso Básico.

Tarcisio Rezende



UNICERJ - União de Caminhantes e Escaladores Rio de Janeiro - http://www.unicerj.org.br