Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°4 - Jan. 2000
Boletim n°4 - Jan. 2000
Carta‹‹ anterior 
|

Notas

NOVO LIVRO SOBRE MONTANHISMO NA PRAÇA

O autor recebe os cumprimentos da esposa Lucia Ladeira e do casal Juliana e KoillerNo dia 17 de setembro no Centro Cultural do Colégio Rio de Janeiro, Gávea, foi lançado o livro entitulado "As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus".

Escrito pelo Santa Cruz e ilustrado por Luís Sayão, o livro é um manancial de atrativos para montanhistas e não montanhistas, pelo fato de contar desde informações relativas às descidas conquistadas no Dedo de Deus até o relato das experiências que envolveram essas aventuras, com fatos dramáticos e até hilários. Além disso, o livro também tem um valor didático e histórico, pois contém 47 notas de rodapé que abrangem termos técnicos do montanhismo, física, literatura, poesia, sem falar nos belos desenhos que ilustram as descidas e muitos dos apetrechos que nós escaladores utilizamos no nosso dia a dia.

Borges

FESTA NATALINA

Dias 18 e 19 de dezembro aconteceu em Miraflores, Teresópolis, a confraternização de fim de ano dos sócios e convidados da UNICERJ.

O tradicional churrasco, projeção de slides, muito papo e futebol foram a tônica deste evento. O ano se encerrou com muitas conquistas e a promessa de muitas outras realizações para 2000.

ADOÇÃO DE TRILHA NO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA

Sr. Pedro de Menezes, Diretor do Parque Nacional da Tijuca, quando da sua palestra em nossa sede sobre os projetos a implantar no parque visando melhorar a sua organização e segurança, propôs à UNICERJ colaborar com a sua administração convidando-nos a adotar uma trilha. A exemplo de outras entidades que já adotaram trilhas nós também abraçamos esta idéia.

As trilhas adotadas pela UNICERJ foram: ANDARAÍ MAIOR e TIJUCA MIRIM.

O trabalho consiste na manutenção de placas educativas e direcionais, manutenção das trilhas com a remoção de lixo e troncos caídos, fechamento de atalhos recuperando seu traçado original, acompanhamento das possíveis depredações entre outras ocorrências.

Dentro de seus princípios básicos, a UNICERJ estará sempre apoiando todas as iniciativas que promovam, com bom-senso, a segurança dos montanhistas e respeito à natureza.

EXCURSÃO À ITATIAIA

Excursão do Curso Básico ao Parque Nacional de ItatiaiaVale registrar a excelente excursão realizada como atividade do Curso Básico de Montanhismo 1999. Nos dias 28 e 29 de agosto 18 felizardos saíram na madrugada de sábado do Largo do Machado, RJ, de micro ônibus fretado em direção ao Planalto de Itatiaia. De posse da autorização do Diretor do PNI, obtida com antecedência, pudemos montar acampamento ao lado do Abrigo Rebouças. Fomos brindados pelo magnífico tempo com direito a lua cheia e tudo mais. Os objetivos foram plenamente cumpridos pois fomos aos cumes das Prateleiras no sábado e das Agulhas Negras no domingo. Com certeza em 2000 estaremos lá novamente.

REUNIÃO NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS

Dia 26 de setembro reuniram-se 42 pessoas com a administração do parque na pessoa do Sr. Vicente. A pauta: Como disciplinar o uso e usuários do Parque.

O tema foi debatido pelos presentes e algumas idéias foram lançadas. É um início tímido mas com muitas boas intenções. A questão, a nosso ver, é propiciar a continuidade dos trabalhos e uma maior integração entre os usuários e a administração do parque, buscando ações políticas concretas em benefício da comunidade em geral.


Carta‹‹ anterior 
|

Versão para impressão: