Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°3 - Ago. 1999
Boletim n°3 - Ago. 1999
Paredão Jane‹‹ anterior 
|
 próxima ››Mais Conquistas

Paredão Osvaldo Pereira (Santa Cruz)

A escalada proporciona um visual fantásitico da região oceânica- Conquistado em 25 de julho de 1999
- Alto Mourão, Itacoatiara
- Escalada difícil, diretíssima da base ao cume

No início do ano, no estágio da ETGE/98, os três alunos da Escola de Guias fizeram a Fissura Mariana (Agulhinha Beija-Flor, PNSO), escalada conquistada em 1991 em homenagem à filha da Lucia e do Osvaldo. Semanas depois, com o nascimento de Melissa, ele virou avô e agora é a sua vez de ser homenageado...

Para um montanhista e amigo de grande valor, não existe homenagem mais justa que colocar o seu nome entre as conquistas e imortalizá-lo, pois assim ele sempre estará conosco.

Assim, tenho a satisfação de comunicar a mais nova conquista da UNICERJ, o Paredão Osvaldo Pereira (Santa Cruz). Trata-se de uma bela escalada, com cerca de 400m, situada no Alto Mourão, em Itacoatiara. A via tem lances difíceis mas está muito bem protegida.

Mario, Leo e Santa Cruz, na penúltima investidaNormalmente o homenageado não participa da conquista, mas como o Santa Cruz está em todas, seria praticamente impossível fazer uma surpresa. Dessa forma, no início da conquista dissemos que o nome da via seria outro.

Foram ao todo seis investidas muito pesadas, em que participaram o Mario Arnaud, Henrique, Thiago Arnaud, Borges, Santa Cruz, Cassio, Sônia e eu, sendo que em duas investidas participaram apenas 2 pessoas.

O acesso é o mesmo do Campo Escola Helmut Heske em Itacoatiara, bastando seguir em frente depois de passá-lo e posteriormente a esquerda, até encostar na pedra. Depois é só ir costeando até encontrar o 1º grampo, que está a mais ou menos dois metros da base.

Não poderia deixar de mencionar aqueles que ajudaram na regrampeação: Julio (ETGE/99), Juliano (ETGE/99), Kenji (ETGE/99), Maurício e Willy. Assim que pudermos voltaremos lá para completar a regrampeação dos 2 últimos esticões, para que os próximos possam desfrutar a escalada com toda a segurança.

Leonardo Perrone


Paredão Jane‹‹ anterior 
|
 próxima ››Mais Conquistas

Versão para impressão: