Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Terça-feira, 16 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°7 - Out. 2002
Boletim n°7 - Out. 2002
Editorial‹‹ anterior 
|
 próxima ››A Escola de Guias, a Agulha do Diabo e a Liberdade

É preciso amar as pessoas para ser Guia

Aéeeeee Grandes companheiros !!

Com uma leveza de espírito, com as energias renovadas e um astral pra lá de bom se acorda na segunda-feira de um sono profundo, depois de uma travessia. A travessia foi redonda!! Começou com as vans atrasadas e acabou com as vans atrasadas. É difícil desenvolver um projeto que envolve pessoas diferentes, que pouco se conhecem, com idades e atividades diferentes, idéias, opiniões, projetos de vida e sei lá. É tão difícil mesmo? As travessias têm demonstrado que não é bem assim. Será que o objetivo comum é chegar ao cume? Será que adoramos tão intensamente o contato com a natureza? Também.

Eu adoro as travessias!! Dois dias caminhando com o peso do que precisamos para sobreviver nas costas, o sol, o frio, o vento, as subidas e as descidas intermináveis. Um monte de pessoas com sorrisos permanentes, adorando a paisagem; se deslumbrando, olhando pra trás e vendo os quilômetros caminhados e os "metros subidos", até as próprias fronteiras vencidas.

Nesses dois dias se tem a possibilidade de falar e compartilhar idéias com algumas pessoas, de falar abertamente de nossas vidas com outras, de fazer amigos e conhecer um pouco mais a todos.

Num dos momentos de subidas com cordas, a Liège, a Marcia e eu olhando o "trabalho" dos Guias falamos: "é preciso amar as pessoas para ser Guia". Dimensão humana às vezes esquecida quando se restringe ser Guia ao fato de conhecer a trilha e ser a voz de comando. E esse pensamento surgiu ali, nós vimos (pelo menos eu vi) o amor dos Guias guiando; a parada era difícil para novatos.

Quero falar muitas coisas, como por exemplo que não tem igual a gente perder a trilha num quase impenetrável mato de capim e escorregar na lama, não é Rafaela? Levantar sorrindo, se sentir menino (menina no meu caso) caindo de novo, não é Marcia? Ou dar aquele tombo espetacular rolando na decida 100 metros antes de acabar a travessia, não é Fernando?? O que não é bom é ser a protagonista duma régia caída de bunda no impulso de uma descida (pum!!)

Bom pessoal, vou ficando por aqui, chega de mirtaportunhol. Abraços e até quinta!!

Mirta Diez


Editorial‹‹ anterior 
|
 próxima ››A Escola de Guias, a Agulha do Diabo e a Liberdade

Versão para impressão: