Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°7 - Out. 2002
Boletim n°7 - Out. 2002
A Escola de Guias, a Agulha do Diabo e a Liberdade‹‹ anterior 
|
 próxima ››Os Conquistadores Invisíveis

"...procurem o aconchego da Mãe-Natureza"

Carta enviada em 1971 a Antonio Ivo Pereira por ocasião do 30º ano da conquista da Agulha do Diabo. A beleza do seu conteúdo encerra também uma significativa mensagem - apelo vibrante dirigido principalmente aos jovens.*

Amigo Ivo

Sempre que decorre mais um ano da Conquista da Agulha, dessa Agulha que tem nome de Diabo por sua causa (pergunte ao Gunther que ele confirmará) vocês querem comemorar.

Mas agora são 30 anos, meu velho amigo! E por isso eu quero dizer o quanto agradeço ao CEB, pelo muito que representou em minha vida.

Talvez eu nunca tenha te falado, naquelas nossas confidências na montanha. Tu te lembras?

Era um 29 de junho, o ano era 41... Trinta anos, hein!

Como é bom recordar o que passou!

Muito antes dessa conquista, numa daquelas arrancadas pelas florestas e montanhas, quando eu ia em busca..., em busca..., em busca... Seria de glória para meu Clube? Ou alimentando uma vaidadezinha que todo moço tem? Talvez...

Mas hoje, nos meus 68 anos, eu busco, mas agora busco entrar em harmonia com o Mundo que me cerca. Você que é católico, teosofista, espiritualista, dirá que é DEUS! Você protestante, concordará.

Olhe, amigo e companheiro, hoje eu sei que era mesmo a "ELE" e por "ELE", que saí procurando. Mas veja, a minha busca não era diferente da sua.

Meus cabelos brancos dizem que era o mesmo amor que me levava, então, montanha acima, mochila às costas, olhar atento, sem perder sequer uma nuvem, ou um nevoeiro, um fio d'água, uma gotinha de orvalho numa folha... oh! maravilhas!

Será porque eu estou velho agora, é que me ajoelho e agradeço aos Céus, de os meus olhos se terem extasiado com tanta beleza?

Companheiros, velhos e novos companheiros, aceitem um conselho amigo: - Não percam um momento! Fujam, fujam sempre que puderem, desse amontoado de cimento, que quase não nos deixa ver o azul do céu.

Fujam para as montanhas!! Amem esses picos, gozem esses momentos felizes... Deixem que seus olhares se percam no infinito!

Quando atravessarem um riacho de claras águas, deitem-se ao chão, e sorvam gole a gole, essa dádiva da Natureza.

Deliciem-se com o vento... Sim, com o vento! Observem como ele faz as nuvens voarem céleres pelo céu. As mil formas que elas tomam, agitadas por ele. É ele ainda que balança as árvores, fazendo com que, cada uma apresente bailado diferente. Reparem bem que algumas cantam... Cantam mesmo, não é mentira, quando, cheias de amor, soltam o pólen na divina faina da procriação.

E o sol nas montanhas? que espetáculo criado pelo homem, pode comparar-se a um amanhecer ou um crepúsculo divisado a mais de mil metros de altura?

Oh! rapazes, não percam, não percam!

Fujam, fujam, procurem o aconchego da Mãe-Natureza, porque vocês verão, quando chegarem à minha idade, quando as pernas não os deixarem correr morro acima, quando reclamarem o pouco peso que colocamos às costas, que não sentirão o frio da solidão. Verão que o mesmo amor antigo que me levou ao encontro da Mãe-Natureza, cresceu, cresceu muito! Que vocês estão acompanhados das peripécias de cada uma das excursões que fizerem.

Com que delícia vocês lembrarão o farnel repartido, a ajuda que foi dada ao companheiro, a cantoria desafinada...

Volto a dizer-lhes: 30 anos passaram, mas eu me lembro, com muita alegria, mesmo com amor, de cada investida que fizemos para galgar aquele penhasco; o momento final da conquista, o abraço emocionado, aquele sorriso do Toselli... Mas no fundo, no fundo mesmo, o momento exato em que descortinei toda a serra, cada pico, o rio, soberbo mesmo, aquele Infinito, e a suprema harmonia de todas as coisas juntas que nos cercavam.

Rapazes, não percam horas iguais a essas, horas preciosas, que a vida passa...

Olhem só: 30 anos se passaram, hein!

Almy Ulisséa


*Transcrito na íntegra do Boletim 323 de julho de 1981 do Centro Excursionista Brasileiro.


A Escola de Guias, a Agulha do Diabo e a Liberdade‹‹ anterior 
|
 próxima ››Os Conquistadores Invisíveis

Versão para impressão: