Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Sexta-feira, 29 de março de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°7 - Out. 2002
Boletim n°7 - Out. 2002
"...procurem o aconchego da Mãe-Natureza"‹‹ anterior 
|
 próxima ››Relação das Novas Conquistas

Os Conquistadores Invisíveis

"Eles já participaram de muitas conquistas e deram segurança a milhares de pessoas, em centenas de excursões, escaladas e descidas, sem nunca terem ido à montanha... Quem são eles?"

Texto escrito por José Zaib em homenagem aos ferreiros Beto e Laerte.

Em 29 de abril de 1973, eu ainda tinha 15 anos quando passei por uma experiência que iria transformar toda a minha vida e influenciar minha formação pessoal, cultural, ética e moral: fiz minha primeira escalada!

Ainda me lembro com muita saudade daquela bonita tarde quando, inadvertidamente, cheguei à casa do meu tio Caram Nicolau, em Santa Cruz, e o encontrei conversando com Osvaldo Pereira (Santa Cruz), um gênio do bairro, ambos envoltos em emaranhados de cordas e equipamentos esquisitos.

- "O que vocês vão fazer?" indaguei.

- "Vamos escalar a Agulhinha da Gávea... o Paredão XV de Novembro. Não é uma escalada muito difícil. Você pode ir com a gente."

- "É mesmo? Então eu vou junto!"

Até hoje não sei se me arrependo ou bendigo aquela decisão...

Naquele dia, chegamos ao cume já ao anoitecer e eu todo estropiado, arranhado, puxado montanha acima feito um pesado saco de batatas...

E depois, bom, todos nós que ingressamos no montanhismo já sabemos a continuação dessa história. Foram muitas caminhadas e escaladas, uma atrás da outra...

Tive a sorte de encontrar o Osvaldo, o Caram e o Tião como associados do CERJ (Centro Excursionista Rio de Janeiro) e já com uma boa experiência de montanhismo. O CERJ, naquela época, era um ninho de grandes excursionistas que eram também pessoas de grande valor espiritual, ético e humano...

Tive mais sorte ainda quando pude ingressar, juntamente com o Osvaldo, na Escola de Guias e, anos após, me formar Guia Escalador. Vale ressaltar que fui o único aluno com menos de 18 anos naquela Escola de Guias. Desse modo, tive a honra de compartilhar diversas excursões com um grupo de notáveis escaladores e montanhistas na década de 1970.

Contudo, antes de ingressar na Escola de Guias eu ainda não tinha qualquer conhecimento sobre técnicas mais avançadas de escaladas ou conquistas. Mesmo assim, já começava a exercitar o espírito de aventura. No final de 1973, solicitei aos irmãos ferreiros Beto e Laerte, meus vizinhos, que fizessem meia dúzia de "grampos" para que eu pudesse fixá-los na pedreira do Morro do Mirante, em Santa Cruz, antigo reduto de treinamento do saudoso GASC - Grupo Alpino de Santa Cruz, fundado e incentivado pelo notável montanhista Italiano (mas com alma brasileira) Padre Guilherme Decaminada.

Hoje, quase 30 anos depois, esboço um sorriso pela lembrança daqueles verdadeiros grampos "pés-de-galinha" que eu, ingenuamente, fincava em fendas nas rochas daquele morro.

Ainda lembro quando, todo empolgado, fui chamar o Osvaldo para mostrar a proeza do meu primeiro grampo... e levei uma bronca!!!

- "Isto não é um grampo, Zaib! Se é para fazer grampos, vamos fazer direito."

Os ferreiros Beto e LaerteSó então, após muitos anos trabalhando como ferreiros, Beto e Laerte começaram a fazer, sistematicamente, grampos de escalada, de variados modelos e especificações. Sempre de alta qualidade.

A partir daí, com o envolvimento sério e o desenvolvimento da Escola de Guias vislumbrei participar de conquistas, expandindo os espaços para a prática do montanhismo.

Em 1974, utilizando 28 grampos feitos por Beto e Laerte, Caram e eu conquistamos o Par. TIOS (Tião e Osvaldo), em Teresópolis. Essa escalada foi um presente aos nossos mestres do montanhismo. Vale dizer que Sebastião Amaral Filho, o nosso saudoso Tião foi o primeiro morador de Santa Cruz a se formar Guia Escalador (1970). Ele influenciou toda uma geração de montanhistas, tendo guiado a primeira excursão do GASC ao Dedo de Deus (1971), quando Caram e Osvaldo participaram.

Após essa primeira conquista, participei de outras que me ensinaram muito. Comecei então a sonhar com empreendimentos mais ousados, como a conquista do grande diedro da face sudeste do Dedo de Deus. Seria uma escalada independente das três existentes na época: Via Teixeira (1912), Face Leste (1944) e Face Sul (1963). Essa via, veio a ser o Diedro Salomyth (1982). Idealizada numa excursão que Osvaldo e eu fizemos ao Dedo de Deus em janeiro de 1974, só foi iniciada em dezembro de 1977 e exigiu 16 investidas até sua conclusão, em julho de 1982. Até hoje é uma das conquistas de que mais me orgulho de haver participado.

Décadas depois, nas mais diversas montanhas do Brasil, em centenas de vias de escalada e descidas, lá estão os grampos produzidos por Beto e Laerte, dando segurança a várias gerações de montanhistas.

Hoje, numa época em que pouca importância se dá à História, precisamos reafirmar a sua relevância. E para isso nem precisamos ir muito longe no passado. Hoje mesmo, em 2002, no Rio de Janeiro, podemos observar todo fim de semana, no Morro da Babilônia, dezenas de cordadas escalando e descendo pelas mais diversas vias, quase sempre preferindo aquelas mais seguras. Muitas dessas conquistas contam com grampos produzidos com afinco e esmero por Beto e Laerte.

Por tudo isso, prestamos nossa saudação e compartilhamos nosso carinho com esses dois baluartes do montanhismo que, paradoxalmente, nunca escalaram uma montanha e que continuam o árduo trabalho de ferreiros.

Termino com a dedicatória que o Santa Cruz fez no seu livro "As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus" (Santa Cruz e Luis Sayão, 1999) e presenteou aos dois:

"Para Beto e Laerte, sem cujo trabalho artesanal este livro não poderia ser escrito. Saibam vocês dois que seus grampos estão a brilhar no Dedo de Deus e em muitas outras montanhas, assegurando as vidas de todos os montanhistas que lá forem jogar seus destinos.
Com um forte abraço, Osvaldo Pereira Filho (Santa Cruz) 30.09.1999"

José Zaib


"...procurem o aconchego da Mãe-Natureza"‹‹ anterior 
|
 próxima ››Relação das Novas Conquistas

Versão para impressão: