Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Sexta-feira, 29 de março de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°7 - Out. 2002
Boletim n°7 - Out. 2002
Curso Básico de Montanhismo - CBM/2002-1‹‹ anterior 
|
 próxima ››Notas

90 anos da conquista do Dedo de Deus - 20 anos da conquista do Diedro Salomyth

O Dedo de Deus visto do cume do Polegar, com perspectiva da Face Leste e do Diedro SalomythEm 2002, comemoramos 90 anos que o Dedo de Deus foi escalado pela primeira vez. Essa ascensão constitui o marco fundador do montanhismo no Brasil. Liderados pelo ferreiro de Teresópolis Teixeira Guimarães, os irmãos Alexandre, Américo e Acácio de Oliveira, juntamente com Raul Carneiro, galgaram o gigante de granito, atingindo o cume às 17:00 horas do dia 09 de abril de 1912.

Nos dias seguintes, a notícia do afundamento do Titanic dividiria as atenções do público da época, que se emocionava com o que estava acontecendo no mundo. E a primeira escalada do Dedo de Deus, foi, de fato, uma grande realização montanhística.

Como montanhistas e cidadãos, não podemos aceitar o destino dos que usam a desinformação generalizada como forma de impingir aos demais suas versões deturpadas, tendenciosas e sectárias na prática do montanhismo. A História existe e está a disposição de todos que a constroem no dia a dia, vivendo com dignidade.

Quando escrevi com Luis Sayão o livro "As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus", lançado há três anos, tivemos a preocupação de contar um pouco da história dessa conquista. Embora este não fosse o objetivo principal do livro, não podíamos deixar de prestar o nosso tributo aos heróicos pioneiros, que em 1912 venceram indômitos os 1692 metros do Dedo de Deus.

Vista do Diedro SalomythNarramos também, brevemente, as nossas jornadas na conquista do Diedro Salomyth que em 18 de julho último completou 20 anos de conquista. Nós, os conquistadores, com nossas limitações, queremos deixar mais uma vez registrado a alegria que foi poder chegar ao cume do Dedo de Deus, por uma via totalmente inédita após dezesseis investidas, muitos temporais e dificuldades aparentemente insuperáveis. Já se vão 20 anos e não esquecemos de nenhum dos companheiros do CERJ e do CEB que estavam conosco nessa homenagem ao "nosso mestre Salomyth Fernandes, síntese da generosidade, da bondade e do amor que encontramos no montanhismo". Passados tantos anos, e tanta coisa mais, esses sentimentos continuam vivos em nossos corações.

Durante o ano de 2002, a UNICERJ, que já foi várias vezes ao Dedo de Deus pelas mais diversas vias, não podia deixar de programar uma excursão ao Diedro Salomyth. Essa escalada foi feita no último domingo de agosto, um dia típico de inverno, em que mais uma vez tivemos a ventura de realizar essa via magistral em 10 horas, da estrada ao cume. Participaram dessa excursão: Borges, Leo, Santa Cruz e Paulo Coelho.

Possamos prosseguir nosso destino de montanhistas amadores e não competitivos, semeando amizade, companheirismo e muita união.

Santa Cruz


Curso Básico de Montanhismo - CBM/2002-1‹‹ anterior 
|
 próxima ››Notas

Versão para impressão: