Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Você está em: ViasUrcaMorro da Babilônia

Variante Utopia - Morro da Babilônia - Face Nordeste
Região: Urca  
Classificação: Escalada Difícil

Conquistadores: Santa Cruz, Ricardo Borges, Mauricio Abdu e Gustavo Mello
Data da Conquista: 14/06/1992

Extensão: aprox. 35mCondição de Proteção: Boa
Melhor horário: TardeMelhor época: O ano todo
Material Sugerido:
- material basico. 8 costuras
 

Identificação da via: Para acessar essa via, deve-se entrar no platô de mato logo após o final do Paredão Salomyth. Seguindo essa caminhada pouco freqüentada, indo ligeiramente para a esquerda, será possível ver o primeiro grampo da Variante Utopia.

Uma outra opção, que é a mais utilizada, é seguir pelo Paredão Ricardo Prado que desembocará naturalmente para a direita, em direção ao terceiro grampo da Variante Utopia.


Abandono/rapel: A melhor opção de rappel é pelo Paredão Reinaldo Behnken. Do último grampo da via, perto de uma árvore, é possível acessar a vegetação e caminhar para a esquerda em direção ao último grampo do Paredão Reinaldo Behnken.

Informações adicionais:

Histórico: É uma escalada que prossegue até o cume, após o platô de mato localizado no final do Par. Salomyth.

A escalada foi conquistada em três investidas e possui cerca de 35 metros de extensão e oito lances (média de 4m por lance).

Por causa do mato e dos espinhos que existem em abundância na base da Variante Utopia, poucos escaladores se aventuraram em conhecê-la nos dois anos e meio que se seguiram à conquista.

Contudo, esse quadro mudou sensivelmente após a conquista do Paredão Ricardo Prado que desemboca naturalmente pouco acima do início da Var. Utopia, na altura do seu terceiro grampo.

Assim, a escalada passou a ser freqüentada com regularidade por todos os montanhistas que gostam de ir, se não ao cume do Morro da Babilônia, pelo menos até onde se sobe escalando.






ATENÇÃO! O praticante de montanhismo deve estar sempre consciente dos riscos inerentes a esta atividade, assim como de que ele é responsável pela sua segurança e pela segurança de pessoas que possam ser afetadas por suas ações.

O material aqui apresentado não deve ser utilizado como única fonte de informação durante o planejamento de uma atividade, pois nele podem existir erros alheios ao nosso conhecimento e alterações posteriores à sua publicação, como retirada de grampos, quedas de árvores e desmoronamentos que afetam o traçado e segurança das vias.




Versão para impressão: