Conclusão da Escola de Guias de 1998: Mais três guias para a UNICERJ
Dia 17 de abril, quando a UNICERJ completou o 1º aniversário de existência, diplomamos os nossos primeiros Guias Escaladores. Eles cumpriram todas as exigências e concluíram com brilho o Estágio Supervisionado, a última etapa da Escola de Guias, iniciada em maio de 1998.
Os novos Guias da UNICERJ são Leandro Chen, Leonardo Perrone (Leo) e Marcos Eboli. Eles planejaram e realizaram nove excursões cada um, perfazendo um total de 22 excursões oficiais, pois pelo regulamento da Escola de Guias, três dessas excursões podiam ser compartilhadas entre dois estagiários. Em cada excursão, fossem elas caminhadas ou escaladas, tivemos sempre a presença de pelo menos um Guia da UNICERJ, com o objetivo de supervisionar a atuação dos novos Guias que estavam sendo forjados.
Estagiários e Guias Supervisores uniram suas forças e os resultados obtidos foram muito auspiciosos. Os três Guias que se formaram souberam superar todas as dificuldades inerentes a esta etapa e assim memoráveis excursões foram realizadas. Os relatórios, com todos os detalhes dessas atividades, estão à disposição dos interessados no Departamento Técnico da UNICERJ.
Temos certeza que a nova turma da Escola de Guias, que iniciou seus trabalhos em maio de 1999, poderá contar com os novos Guias formados. Assim, a ETGE/99 poderá vir a constituir um êxito ainda maior, dando continuidade ao que nos propusemos ao fundar a UNICERJ: o montanhismo praticado com responsabilidade, companheirismo, segurança e alegria.
Os Guias formados pela Escola de Guias/1998 lideraram excursões envolvendo as mais diversas situações montanhistas. A média de participantes por excursões foi superior a sete pessoas e cada candidato foi supervisionado ao longo do estágio por pelo menos seis Guias da UNICERJ.
O regulamento estabelecido previamente de comum acordo entre os estagiários e os supervisores, especificava os seguintes objetivos que cada candidato deveria guiar e satisfazer plenamente até o final do curso:
1. Uma excursão ao Dedo de Deus ou à Agulha do Diabo (por serem montanhas clássicas e representativas do montanhismo do Brasil);
2. Uma excursão ao Pão de Açúcar pela Chaminé Stop (por ser a escalada em chaminé padrão);
3. Pelo menos uma escalada muito difícil, de livre escolha;
4. Pelo menos uma escalada fácil, qualquer uma;
5. Pelo menos uma escalada envolvendo lances em artificial fixo;
6. Pelo menos uma escalada com a utilização de segurança móvel;
7. Pelo menos uma excursão envolvendo uma descida vertiginosa;
8. Pelo menos uma excursão com bivaque ou acampamento;
9. Pelo menos uma excursão com regrampeação ou conquista;
10. Pelo menos uma excursão ecológica.
Vale ressaltar que uma mesma excursão poderia reunir mais de um requisito acima. Por exemplo, ao guiar o Dedo de Deus e retornar à base pela Des. Rio de Janeiro, dia 09.01.1999, Leo satisfez plenamente os requisitos 1 e 7. Do mesmo modo, quando Leandro fez sua excursão a Salinas, dias 19, 20 e 21 de março, com bivaque e regrampeação do acesso da Via Sylvio Mendes, estava cumprindo as exigências contidas nos itens 8 e 9. O mesmo pode ser aplicado ao Marcos ao fazer dia 13 de março a sua excursão ao Par. Leila Diniz que viu cumpridos os requisitos 9 e 10.
É importante ressaltar mais uma vez, contudo, que cada estagiário foi supervisionado em todas as excursões que realizou, na maioria das vezes por vários Guias. Assim sendo, a festa realizada dia 17 de abril em Miraflores, foi merecida, bonita e emocionante. Formar três Guias no dia do primeiro aniversário de fundação, foi o melhor presente que a UNICERJ podia receber.
Santa Cruz
ESTÁGIO PRÁTICO SUPERVISIONADO
Excursões realizadas de janeiro a abril de 1999
1) PAR. MESMO COM SOL Morro da Urca Escalada fácil com caminhada leve Estagiário: Leo Supervisor: Santa Cruz 09 de janeiro – sábado – 05 participantes 2) FACE LESTE DO DEDO DE DEUS 3) FACE LESTE DO DEDO DE DEUS 4) PAR. BRANCO 5) CHA. STOP 6) CAMPO ESCOLA HELMUT HESKE 7) PAR. LIONEL TERRAY 8) VIA DOS ITALIANOS 9) CHA. STOP 10) RESTAURAÇÃO DO ACESSO DO DEDO DE DEUS 11) PEDRA DA CRUZ |
12) FISSURA MARIANA Agulhinha Beija-Flor, PNSO Escalada muito difícil com caminhada leve Estagiário: Leo Supervisor: Santa Cruz 28 de fevereiro – domingo – 03 participantes 13) FISSURA MARIANA 14) FIS. MARIANA / Via Normal / Des. Thoreau 15) PAR. LEILA DINIZ 16) PAR. ENTROPIA 17) SALINAS, escalada do capacete via Rodolfo Chermont e regrampeação da via Sylvio Mendes 18) CHA. STOP 19) PEDRA BONITA 20) TRA. PETRÓPOLIS-TERESÓPOLIS 21) VIA DOS ITALIANOS 22) FACE LESTE DO DEDO DE DEUS |