Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Você está em: Excursões1999
Excursões de 1999
Par. Joana‹‹ anterior 
|
 próxima ››Par. XV de Novembro/ Par. José Zaib

Excursão de Limpeza
Excursão realizada em 30/11/1999 com 20 participantes
Local: Pedra da Gávea, PNT
Classificação: Caminhada semi-pesada
Guia(s): Santa Cruz

Foi realizada no dia 2 de maio uma excursão à Pedra da Gávea com intenção de promover a sua limpeza. Na ocasião foram retirados muitos sacos de lixo, recolhidos em um caminhão da Comlurb. O evento durou o dia todo e teve a participação de várias entidades e cerca de 150 pessoas, das quais 20 sócios da UNICERJ. A limpeza foi organizada por Carlos Perez, presidente do Instituto Pedra da Gávea, com apoio do Diretor do Parque Nacional da Tijuca (PNT), Pedro Cunha.


A UNICERJ, que entre suas atividades também desenvolve um trabalho de educação ambiental, onde atua auxiliando a recuperação da vegetação da Pedra Bonita e de outras montanhas, através do CBM (Curso Básico de Montanhismo) e a ETGE (Escola Técnica de Guias Excursionistas), conquistou respeitabilidade entre pessoas e instituições compromissadas com a responsabilidade. Por isso, ficamos satisfeitos quando fomos convidados a participar de uma reunião com o Diretor do PNT, quando discutimos diversos assuntos ligados ao Parque e ao montanhismo. Conversamos também sobre parcerias com o PNT, e recebemos o convite para participar na limpeza da Pedra da Gávea.

No dia da excursão ecológica, os trabalhos foram divididos entre várias equipes. Coube à UNICERJ a difícil tarefa de limpar um dos piores locais em termos de sujeira: a Orelha da Pedra da Gávea. Foram enchidos mais de dez sacos de lixo compactados pelos nossos próprios pés. Garrafas de vidro, sacos plásticos, papéis, roupas, sapatos, latas e até um colchão foram encontrados. Grande parte desse lixo estava "enterrado" embaixo do capim. Pode-se imaginar a imundície de um local que já foi tão aprazível e que poderá vir a sê-lo se nos unirmos em ações como a que realizamos neste dia.


A excursão à Pedra da Gávea contou com a participação de muitas pessoas, talvez por isso é que a ausência de um cabo de aço ou de grampos que auxiliassem os montanhistas na Carrasqueira se fez sentir. Mesmo com toda a organização do evento, a passagem pela Carrasqueira, tanto na subida como na descida, se revelou um grande transtorno visto que havia muitas pessoas e poucos Guias para auxiliá-las. Descontando o fato de que o montanhismo atualmente, devido a sua desarticulação, tem sido praticado por pessoas de muito ímpeto e iniciativa, mas que desconhecem ou ignoram os riscos inerentes a esta atividade, um cabo de aço na Carrasqueira teria facilitado muito a tentativa de disciplinar a passagem no local.


Contudo, o evento alcançou os seus objetivos e contou com um dia lindo a premiar os nossos esforços. Durante a caminhada um animado diretor do PNT auxiliou nos trabalhos como todos os demais participantes, fato raro entre os ocupantes deste cargo. Esta atitude revela uma reconciliação da atual administração com os objetivos fundamentais do Parque, que envolvem a preservação e formação de cidadania.

Vale a pena ressaltar a efetiva participação dos novos guardas do PNT, da Guarda Municipal e da Comlurb que muito contribuíram para o sucesso do evento.

Destacamos também os esforços de Carlos Perez que, há anos, vem lutando pela preservação da Pedra da Gávea. Além de ser incessante no trabalho de recuperação da vegetação nativa, ele quase solitariamente, mas constantemente, tem chamado a atenção das autoridades e da comunidade em geral, para o risco que envolve a subida à Pedra da Gávea. Em carta enviada a diversos órgãos públicos, ele descreve como poucos a temerária situação em relação a segurança das vias de acesso à Pedra da Gávea, não se referindo somente a assaltos nas caminhadas e escaladas.

Desde agosto de 1984 quando todos os Clubes de Montanhismo se uniram para a realização de uma limpeza dessas proporções, a Pedra da Gávea esteve carente de atenção. Mesmo com esta excursão, ainda há muito o que fazer, não somente em relação a Pedra da Gávea, mas em relação ao montanhismo em geral. A UNICERJ se sentiu honrada em participar deste evento que, infelizmente, não contou com a participação oficial de nenhum outro Clube de Montanhismo, muito embora sócios de vários Clubes e Centros Excursionistas tenham participado, o que traz um sopro de esperança.

Christian Costa


Versão para impressão: