Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Terça-feira, 19 de março de 2024

Você está em: A UNICERJQuem somos
Quem somos
Diretoria e Corpo de Guias‹‹ anterior 
|

Recomendações aos Novos Sócios

1) Leia atentamente a papeleta de inscrição referente à excursão que você deseja realizar.

2) Certifique-se de que a excursão desejada está compatível com seu nível técnico, condições físicas e psicológicas.

3) Verifique se poderá levar todo o equipamento individual recomendado na papeleta de inscrição.

4) Em caso de dúvida, consulte o Guia da excursão. Ele é a pessoa mais indicada para esclarecê-lo(a).

5) Caso a excursão se encontre com a lista de inscrições "encerrada", você ainda poderá se inscrever, mas ficará aguardando uma eventual desistência.

6) Em caso de desistência de participantes que se inscreveram antes do encerramento, prevalecerá a lista de espera na ordem de inscrição, após o encerramento.

7) Ao se inscrever, coloque seu nome e sobrenome legíveis, bem como telefone ou contato. Se for sócio(a) da UNICERJ, coloque na coluna da direita a letra "S" (sócio). Se não for sócio(a) da UNICERJ, coloque a letra "C" (convidado).

8) Lembre-se de que seu nome na papeleta antes da linha de encerramento, quando ela existir, significa que você está confirmando sua participação na excursão. Portanto não falte nem se atrase.

9) Chegue ao ponto de encontro na hora marcada. Lembre-se que a tolerância máxima que o Guia tem obrigação de dar é de 15 minutos, além do horário estabelecido. Contudo, se todos os inscritos chegarem no horário, tanto melhor, pois a excursão terá início no horário previsto. Portanto seja pontual.

10) Durante a excursão o Guia é a autoridade máxima. Acate as suas decisões. Não é por acaso que ele é o Guia.

11) A UNICERJ não tem fins lucrativos. Nas excursões realizadas na cidade do Rio de Janeiro não serão cobradas taxas de qualquer natureza. Porém, nas excursões fora do Rio de Janeiro, serão estabelecidas taxas para cobrir as despesas de transporte, ingressos de Parques Nacionais e também um pequeno adicional para ajudar nas finanças da UNICERJ. Essas taxas serão arrecadadas com antecedência para compra de passagens ou mesmo aluguel de ônibus quando for o caso. Se você não comparecer à excursão, essa taxa não será devolvida.

12) Procure colaborar com o Guia da excursão auxiliando-o, dentro de suas possibilidades. Se você já tiver experiência, poderá inclusive guiar outros participantes na excursão, desde que autorizado pelo Guia. Não se esqueça que na montanha estamos todos juntos e que não há lugar para competições nem exibicionismo. O que deve haver sempre é bom senso, disposição, humildade, coragem, calma, tenacidade, espírito de equipe e solidariedade, desde o início até o final da excursão.

13) Lembre-se que uma excursão se inicia no ponto de encontro e só termina quando todos os participantes se despedem após o encerramento oficial dado pelo Guia.

14) Procure respeitar os padrões de segurança, técnicos e mantenha uma postura ética. Além disso, não se esqueça de trazer de volta todo o seu lixo não biodegradável tais como: latas, plásticos, papel e garrafas.

15) Se você não fuma, parabéns! Se você ainda fuma, mesmo tendo procurado o montanhismo como estilo de vida, pedimos que você faça o possível para fumar menos durante a excursão. O ideal seria você parar de fumar, pois esse vício além de anti-social é anti-ecológico e rouba as energias quando mais se precisa delas, na montanha e na vida.

16) Procure aos poucos ir adquirindo seu equipamento de montanhismo. Se você está começando, lembre-se que é melhor ir poupando pois o equipamento é caro. Em compensação, dura muito, se você souber conservar. Um bom mosquetão, por exemplo, dura muito tempo. Abaixo relacionamos o equipamento individual que aos poucos você poderá ir adquirindo:

- mochila grande
- mochila pequena
- cantil
- anoraque
- lanterna (com pilhas e lâmpada reserva)
- três cordinhas de prusik
- baudrier
- capacete
- oito
- três mosquetões com rosca
- duas fitas solteiras
- estojo de primeiros socorros (EPS)
- calçado para caminhada
- calçado para escalada
- saco de dormir
- isolante térmico
- agasalhos (luva, meias, gorro, etc.)
- lona plástica impermeável
- barraca leve
- bornal para chaminé
- um par de escadinhas com três degraus
- camera fotográfica

17) Outro fator muito importante para o bom rendimento de uma excursão está na escolha adequada da alimentação. Procure evitar enlatados. Frutas, amendoins, chocolates, azeitonas, queijo curado, frutas desidratadas, pão integral, ovos cozidos e biscoitos podem constituir um farnel frio razoável para um dia na montanha. Para excursões com bivaque, você pode muito bem levar de casa uma marmita para o primeiro dia. Arroz integral, omelete, carne, frango e massas constituem excelentes refeições na volta ao acampamento, principalmente dispondo de um fogareiro. O importante é usar a imaginação, carregar pouco peso e se alimentar.

18) Muitas vezes fazemos excursões utilizando automóvel ou ônibus fretado. Nesses casos, recomenda-se deixar no veículo uma muda de roupa completa, inclusive calçados e meias, pois caso chova, você estará prevenido.

19) O acondicionamento na mochila de todo o material necessário para a excursão é fundamental. Todo o material deverá estar acondicionado em sacos plásticos. Não vá empurrando de qualquer jeito as coisas para dentro da mochila, pois assim certamente ficará muita coisa do lado de fora. Proceda sistematicamente e assim poderá até sobrar espaço em sua mochila.

20) Finalmente esperamos que você tenha vindo para o montanhismo para ficar. Para nos ajudar a levar adiante a luta por uma sociedade ecologicamente saudável, por um mundo menos violento e mais humano. Um mundo onde haja lugar para a sinceridade, a alegria e o prazer, sem que passemos a ser omissos, e sim que haja cada vez mais a participação de todos. Se você vem com todo este potencial e acredita na preservação da vida verdadeira, então você é bem-vindo. Contudo, se vem para o montanhismo apenas por modismo, lamentamos informar que escolheu o endereço errado.

Não será na UNICERJ que você vai encontrar ambiente para competições, pois não tem nenhum sentido competição no montanhismo. Estamos visceralmente envolvidos com a preservação do meio ambiente e com a divulgação da ecologia como estratégia de sobrevivência para a humanidade. Mas não temos ilusão de grandeza, acredite, não nos vendemos por nada nesse mundo.

Na montanha não existem valores econômicos a conquistar. O que deve haver é muita força de vontade, solidariedade, união e coragem para vencer o medo que existe dentro de cada um de nós. Se você também pensa assim, venha participar. Só seremos fortes se formos unidos.

Para que possamos realizar lindas excursões, contemplar o sol nascendo ou se pondo nas montanhas, beber a água cristalina das fontes, compartilhar o alimento, o abrigo e o agasalho. Venha conosco, você não vai se arrepender.

A UNICERJ CONTA COM VOCÊ!

" ...É preciso lembrar
Que a vista do alto de uma montanha
É bela...
Mas para ver essa beleza,
Não basta apenas ter os olhos abertos
Mas também o coração...

Gaston Rebuffat


Diretoria e Corpo de Guias‹‹ anterior 
|

Versão para impressão: