Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Você está em: ViasPETPBico Menor

Fissura Don Alfonso y Don Antonio - Bico Menor - Face LESTE
Região: PETP  
Classificação: Escalada Difícil

Conquistadores: Eduardo Buarque de Alcázar, Gabriela Huamán Pino, Osiris Gopfert Moreira, Roy Englander e Télcio Germano
Data da Conquista: 24/06/2012

Extensão: 15m(rocha)+45m(escalaminhada)Condição de Proteção: Satisfatória
Melhor horário: IndiferenteMelhor época: O ano todo
Material Sugerido:
- material basico. corda de 60m, 7 friends (Rock Empire #0,5 ao #7), estribos, 4 costuras longas (1,2m), 5 fitas expressas. Esse material sugerido é suficiente para a subida inicial da Fis. Ana Beatriz (acesso ao colo) e para o rapel pela Des. Arequipa ou pelo Par. Luis Fernando Veríssimo.
 

Identificação da via: A via se inicia no colo que separa os Dois Bicos. Esse colo pode ser acessado escalando-se a canaleta esquerda que faz parte da Fis. Ana Beatriz. Antes de abandonar a canaleta, no trecho de mato, segue-se à direita, em direção ao Bico Menor e de lá sobe-se para o colo já desencordado. O início da via fica na face ligeiramente voltada para o outro lado do colo.

Abandono/rapel: Possível no trecho rochoso. No trecho de mato, pode ser abandonanda uma fita na árvore da P1.

Informações adicionais: Existe uma pedra sem apoio no trecho de mato logo após o segundo grampo da via.

Histórico: A via foi conquistada em duas investidas, nos dias 16 e 24/6/2012, sendo batidos dois grampos na primeira investida.

O nome é Homenagem ao catalão Alfonso Alcázar Sanchez e ao arequipenho Juan António Huaman Perez, dois amigos que não se conheceram, unidos no Brasil.






ATENÇÃO! O praticante de montanhismo deve estar sempre consciente dos riscos inerentes a esta atividade, assim como de que ele é responsável pela sua segurança e pela segurança de pessoas que possam ser afetadas por suas ações.

O material aqui apresentado não deve ser utilizado como única fonte de informação durante o planejamento de uma atividade, pois nele podem existir erros alheios ao nosso conhecimento e alterações posteriores à sua publicação, como retirada de grampos, quedas de árvores e desmoronamentos que afetam o traçado e segurança das vias.




Versão para impressão: