Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°6 - Nov. 2001
Boletim n°6 - Nov. 2001
Chaminé Ricardo Borges‹‹ anterior 
|
 próxima ››Notas

Descida Sonia Perrone

Terminada a conquista da Chaminé Ricardo Borges, precisávamos fazer uma descida independente da via, que evitasse o árduo e ineficiente caminho da chaminé, que, embora obrigatório na subida, não precisa ser mantido na descida.

Edilso na conquista da Descida Sônia PerroneDurante as primeiras investidas, imaginamos que seria recomendável uma descida pela direita da chaminé. Contudo, a escalada mostrou-se mais desafiadora do que podíamos imaginar e optamos humildemente em fazer uma via de descida pela esquerda, o que propiciaria uma descida mais suave. Pelo menos era o que pensávamos antes de ter que enfrentar os negativos inevitáveis numa montanha tão vertiginosa. Além disso, com a descida do lado esquerdo, que no caso corresponde ao leste, haveria a possibilidade de descida na sombra, ao final da tarde, o que é sempre uma ótima opção.

No dia 26 de agosto começamos os trabalhos antes que amanhecesse o dia e com muito entusiasmo conquistamos a nova descida, que é uma homenagem à mãe do Leo, que certamente ficará muito feliz com o presente.

A Descida Sonia Perrone consta de seis rappels e tem cerca de 320 metros de extensão. Conta com grampos duplos em todos as paradas, requerendo duas cordas de 60 metros para que possa ser realizada.

Santa Cruz


Chaminé Ricardo Borges‹‹ anterior 
|
 próxima ››Notas

Versão para impressão: