Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°2 - Jan. 1999
Boletim n°2 - Jan. 1999
Ojos del Salado‹‹ anterior 
|
 próxima ››Conquistas de 1998

Escola de Guias da UNICERJ

Excursões realizadas em 1998

1) VIA SYLVIO MENDES
Pico Maior de Friburgo
Escalada muito difícil
Guias: Santa Cruz e Borges
30 e 31 de Maio - 04 participantes

2) CHAMINÉ UNICERJ
Atílio Vivácqua, Espírito Santo
Escalada muito difícil
Guias: Borges, Gustavo e Santa Cruz
11, 12 e 13 de Junho - 05 participantes

3) CHAMINÉ CACHOEIRO
Pico do Itabira, Espírito Santo
Escalada muito difícil
Guias: Borges, Gustavo e Santa Cruz
18 e 19 de Julho - 08 participantes

4) VIA NORMAL DO GARRAFÃO
(com Bivaque no cume)
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Escalada artificial
Guias: Christian, Santa Cruz e Tarcisio
25 e 26 de Julho - 04 participantes

5) FACE LESTE DO DEDO DE DEUS
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Escalada difícil
Guia: Santa Cruz
01 de Agosto - 02 participantes

6) PAREDÃO BOM CRIOULO
Morro da Boa Vista, Prainha, Rio
Escalada difícil
Guia: Santa Cruz
15 de Agosto - 02 participantes

7) CHAMINÉ STOP
Pão de Açúcar, Rio de Janeiro
Escalada difícil
Guias: Gustavo e Santa Cruz
16 de Agosto - 05 participantes

8) PAPUDO
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Escalada artificial
Guias: Gustavo, Christian e Santa Cruz
30 de Agosto - 06 participantes

9) AGULHA DO DIABO
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Escalada difícil
Guias: Prado e Santa Cruz
26 e 27 de Setembro - 04 participantes

10) FISSURA SYLVIA CHEN
Prateleiras, Parque Nacional do Itatiaia
Escalada difícil
Guias: Christian, Borges, Gustavo e Santa Cruz
10, 11 e 12 de Outubro - 06 participantes


A Escola de Guias da UNICERJ cumpriu plenamente os objetivos estabelecidos na sua primeira fase. Foram programadas oito excursões e conseguimos realizar dez atividades desde maio até o final de 1998.

Em todas essas excursões tivemos a ventura de atingir o cume de cada uma das montanhas escolhidas. Evidentemente que nós tivemos sorte, mas esses triunfos não foram obtidos por acaso*. Cada um dos envolvidos deu o melhor de si, para que pudéssemos atingir os objetivos. Além disso, soubemos trabalhar em equipe, como deve ser numa Escola de Guias. Esperamos ver um dia este sentimento frutificando na sociedade como um todo.

Seis candidatos foram convidados a participar do Curso. Cinco iniciaram e desse total, três estão credenciados para iniciar o Estágio Prático Supervisionado, que já teve início em janeiro de 1999.

Os três guias estagiários são: Leandro Chen, Leonardo Perrone (Leo) e Marcos Eboli. O primeiro, filho do Guia Montanhista Willy Chen, signatário das Cartas Abertas aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade. Os dois últimos também signatários das Cartas Abertas e fundadores da UNICERJ.

Com a formação desses três Guias Montanhistas e Escaladores, prevista para ocorrer na solenidade do 1º aniversário de existência oficial da UNICERJ, dia 17 de Abril de 1999, esperamos iniciar uma nova turma da Escola de Guias, para que possamos dar a nossa contribuição no sentido de preservar o Montanhismo Amador em nosso país, praticado com entusiasmo, seriedade e alegria.

Temos certeza que Leandro, Leo e Marcos irão se empenhar na conclusão de seus respectivos Estágios Práticos, para que possam dinamizar ainda mais as atividades da UNICERJ.

Cada um deles deverá guiar um determinado conjunto de excursões sempre sob supervisão de um Guia formado. Vale ressaltar que os Guias Supervisores não deverão interferir nas decisões. Apenas avaliar. Foi assim que nós aprendemos a ser Guias e continuamos a acreditar que assim é que deve ser.

Como foi descrito no nosso primeiro boletim, as duas primeiras excursões realizadas na Via Sylvio Mendes (Pico Maior de Friburgo) e na Chaminé UNICERJ (Atílio Vivácqua, Espírito Santo) foram, apesar de todas as dificuldades, coroadas de êxito.

Cume do Pico do ItabiraNossa ida ao Espírito Santo foi tão prazerosa e bem sucedida que marcamos uma excursão extra no mês de julho, com o objetivo de escalar a Chaminé Cachoeiro, no magnífico Pico do Itabira, em Cachoeiro do Itapemirim. Foram dois dias infatigáveis de intenso trabalho na montanha, para que pudessemos chegar ao cume. No primeiro dia contamos com a decisiva presença do Mario Arnaud, que infelizmente não pde participar da emocionante chegada ao cume, no dia seguinte.

Leo jumareando no 2º dia de escalada no ItabiraComo aconteceu na Chaminé UNICERJ no mês de junho, também tivemos a participação do nosso amigo Valdecir Bento, de Atílio Vivácqua, que pela segunda vez chegou ao cume do Itabira.

Aproveitando intensamente o inverno que é sabidamente a melhor época para a prática do montanhismo, a Escola de Guias da UNICERJ prosseguiu no fim de semana seguinte com a escalada do Garrafão, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Cumprimos todos os objetivos previamente estabelecidos, incluindo um bivaque no cume em noite estrelada. Na manhã seguinte, com todo aquele visual a nossa volta, iniciamos uma nova conquista, que pretendemos concluir em breve.

Marcos rapelando a Leser, Dedo de Deus. Ao fundo, o GarrafãoA quinta excursão foi o Dedo de Deus, pela Face Leste. Em seguida fizemos o Paredão Bom Crioulo, na Prainha, e a Chaminé Stop, no Pão de Açúcar. Prosseguiu assim a Escola de Guias propiciando experiências variadas aos futuros Guias.

A Verruga do Frade, no PNSO, programada para o dia 30 de Agosto não pôde ser realizada, pois na ocasião estava chovendo. Mesmo assim, nesse dia, fizemos o Papudo, uma das mais altas montanhas, do PNSO. O tempo inadequado não impediu que encontrássemos uma opção montanhística válida que estivesse à altura dos objetivos da Escola de Guias da UNICERJ.

Em Setembro, mudamos a programação e realizamos a Agulha do Diabo, ao invés da planejada Maria Comprida. Assim agilizamos os preparativos de uma excursão do Curso Básico programada para o mês seguinte, no Caminho das Orquídeas, onde fizemos o nosso bivaque. Evidentemente foi uma boa desculpa para escalar a Agulha do Diabo, que inicialmente não tinha sido programada para a primeira fase da Escola de Guias. A Agulha do Diabo, contudo, tem tudo a ver com a Escola de Guias e não podia faltar. Corrigimos assim uma lacuna em nossa programação.

A décima excursão foi realizada no Parque Nacional do Itatiaia, substituindo a Travessia da Bocaina que ficou para 1999. Por causa das chuvas costumeiras do final do ano, cancelamos a escalada do Diedro Salomyth, que será programada oportunamente.

Este é o relato resumido das excursões realizadas pela Escola de Guias em 1998, em sua primeira fase. Em todas estas excursões, Guias e alunos tiveram que unir esforços para superar os obstáculos, que muitas vezes pareciam impossíveis.

Agora estamos começando o Estágio Supervisionado, a última etapa da Escola de Guias. Leandro, Leo e Marcos já mostraram méritos mas precisarão continuar se empenhando e assim poderão vir a ser os primeiros Guias formados pela UNICERJ.

Como Diretor Técnico e em nome do Corpo de Guias, posso assegurar que eles estão sendo criteriosamente avaliados, para que possam ser responsáveis pelas excursões oficiais promovidas pela UNICERJ.

Decididamente não estamos preocupados com quantidade e sim com qualidade. Só iremos graduar os que estiverem em condições de cumprir os requisitos estabelecidos pela Escola de Guias, que envolvem conhecimentos teóricos e habilidades práticas, aspectos técnicos, éticos, psicológicos, ecológicos e de liderança. A programação de atividades dos primeiros meses de 1999 está centrada na formação desses Guias.

Este é o compromisso da Escola de Guias da UNICERJ com a sociedade, que esperamos ver se fortalecer cada vez mais, pois é da formação de Guias que depende o nosso futuro.

Santa Cruz


* "o acaso só favorece aos que estão preparados"
(Louis Pasteur 1822-1895)


Ojos del Salado‹‹ anterior 
|
 próxima ››Conquistas de 1998

Versão para impressão: