Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Sábado, 27 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°16 - Abr. 2012
Boletim n°16 - Abr. 2012
Ecologia Humanística: Uma Ecologia que leva em conta o Ser Humano‹‹ anterior 
|
 próxima ››ETGE/2011

Comemoração dos 13 anos da Unicerj

Como fazemos todos os anos, em abril de 2011 comemoramos em grande estilo mais um aniversário do nosso Clube.

Dessa vez reunimos 61 sócios e convidados nos dias 16 e 17 de abril, no Quilombo da Kika, a casa dos tios do Rafael em Itaipuaçu, que pelo segundo ano seguido sediou a festa de aniversário da Unicerj.

Do total de participantes, contamos com 24 Guias e sete Fundadores do Clube, o que mostra bem a representatividade desse evento tão importante para nós unicerjenses. Havia também muitas crianças, que trouxeram muita alegria, risos e esperança de que o futuro possa vir a ser melhor.

Como costuma acontecer nessas ocasiões festivas, contamos com a entusiasmada dedicação de um grupo de abnegados para que tudo desse certo, a começar pela compra dos ingredientes do churrasco de confraternização, que mais uma vez foi coordenado pelo François e que agradou em cheio. Mas esse foi o cardápio do domingo. No sábado, tivemos como prato principal macarronada, que também foi muito apreciada.

Barracas foram montadas no Quilombo da Kika e, assim que anoiteceu, houve várias projeções que deixaram boas recordações a todos nós que tivemos a ventura de participar.

Sob a luz da Lua e a brisa do mar compartilhamos momentos de pura poesia. Os que chegavam durante as projeções permaneciam em respeitoso silêncio, para não interromper o que estava sendo compartilhado. Só depois é que nos saudávamos no costumeiro gesto efusivo montanhístico, com muitos tapas nas costas pela alegria do reencontro. Vale dizer que alguns dos participantes não se viam há um bom tempo, pelas mais diversas vicissitudes da vida, e estavam lá justamente para celebrar mais um aniversário do Clube, sabendo que iriam encontram seus amigos de tantos anos.

Como costuma acontecer nas festas de aniversário da Unicerj e formaturas dos cursos oferecidos pelo nosso Clube, começamos a solenidade com a execução do Hino Nacional, que foi seguido por discursos emocionados de todos que quiseram se manifestar, começando pelos quatro novos "Bolhas D’Água" que participaram da festa, formandos do primeiro Curso Básico de Montanhismo de 2011. Reproduzimos abaixo um pouco do que disseram:

André Favero:
Quero fazer um agradecimento à Unicerj. Fui trazido ao Clube pelo Paulo, Guia formado em 2004 que anda um tanto afastado, mas que me falou da Unicerj com muito entusiasmo. Eu já tinha alguma experiência de montanhismo, por ter feito um curso pago que não me deixou boas recordações. Aqui na Unicerj foi tudo muito diferente, pois o curso é primordialmente humano, onde existe solidariedade e companheirismo todo o tempo, como pude constatar quando fi z a Travessia Petrópolis-Teresópolis, que eu já conhecia, mas que me pareceu mais prazerosa com a Unicerj.

Sérgio Lopes:
Não sou bom orador, mas quero agradecer por estar aqui hoje e poder ser parte dessa família que se chama Unicerj. É bonito ver como são abertas possibilidades para que as pessoas que chegam, inexperientes como eu, possam descobrir as belezas do montanhismo. Não posso me esquecer a emoção que tive quando estive no cume da Pedra do Sino e pude ver o Açu, bem longe, por onde passamos no dia anterior, e tudo que caminhamos juntos na Travessia. Dá uma sensação de alegria, de realização. Quero dizer que me sinto muito bem nesse Clube e espero ver meu fi lho também se integrar à Unicerj, que é uma verdadeira escola de vida comunitária.

Maria Imaculada:
Comecei há pouco tempo e já estou me sentindo parte dessa família. Ao chegar ao Clube eu só queria fazer caminhadas. Agora já estou descobrindo que também sou capaz de escalar montanhas. Descobri também que a Unicerj é mais que um clube de montanhismo. Os Guias desse Clube são, para nós que estamos começando, uns verdadeiros anjos da guarda. Mas quando necessário sabem dar broncas. É tudo válido, pois em todas as excursões que fiz só recebi carinho e preciosas orientações de vocês. Quando Maria Imaculada falou em broncas, Marcos comentou, meio de brincadeira, meio a sério: "Você ainda não viu nada. Faz a ETGE com o Santa!"

Luiza Louzada:
Sou filha da Maria Imaculada. Nós entramos juntas para o Clube e posso assegurar a vocês que tanto eu quanto minha mãe estamos muito orgulhosas de nos formarmos pelo CBM da Unicerj. Aqui aprendemos o que é ser solidário. Aprendemos também sobre a não competição e, não menos importante, aprendemos que a montanha é para todo mundo. Isso a Unicerj defende e pratica, e nós achamos muito bonito. Queremos aprender muito mais com vocês. Muito obrigada por tudo.

Terminada a formatura, teve início a solenidade do 13º aniversário propriamente dita: Leo começou dizendo que a sua esposa, Bia, presente na festa, costuma dizer que a gente sempre conta as mesmas histórias: "Isso é bom. Cativar as pessoas é muito importante. Mais um aniversário da Unicerj e nós prosseguimos a nossa jornada. É uma caminhada árdua que desafi a os incrédulos à nossa volta. Agradecemos à Ana e ao Edu por nos receberem pelo segundo ano seguido aqui no Quilombo da Kika."

E assim, Leo passou a palavra ao Marcos: "Para nós da Unicerj é uma alegria receber novatos e compartilhar o que aprendemos desde que começamos a praticar montanhismo. E nós só compartilhamos o que acreditamos. Seria um grande egoísmo de nossa parte não receber pessoas em nosso Clube. Para nós, em 1º lugar está o respeito, em 2º lugar está o respeito e em 3º lugar também está o respeito que temos pelas pessoas, pois nós também, não importa quantos anos de montanhismo temos em nossas costas, sentimos medo. Sabemos bem o que é isso todas as vezes que humildemente vamos às montanhas, pois temos consciência do quanto elas são poderosas. Nada é por acaso. Essa troca, essa comunhão que vemos aqui hoje não é por acaso. Parabéns aos formandos do CBM. Parabéns à nossa Unicerj!"

Borges
, se dirigindo aos formandos do CBM e a todos os presentes disse: "Não podemos nos esquecer que o montanhismo é uma atividade bastante exigente e até perigosa. Isso nos leva a ser cuidadosos, pois a vida humana é frágil. Nós da Unicerj nunca tivemos a pretensão de ser ‘O Clube’. Desde que fundamos a Unicerj, tivemos a preocupação de preservar valores que estavam sendo perdidos. Acredito que estamos conseguindo sobreviver com dignidade, sem abrir mão dos nossos princípios. A gente quer encontrar pessoas como nós, para que a Unicerj possa prosseguir o seu caminho."

Muitos outros Guias e sócios do Clube também fizeram discursos, eu inclusive. Mas quem conseguiu fazer a síntese de todos nós foi o François, que transbordando de emoção declarou: "É muita coisa que a gente tem para falar. Eu quero falar de minha formação na Unicerj... nessa coisa de montanha. Mas não é só essa coisa de montanha, é essa coisa de gente, de compartilhar esse encontro de pessoas, de sentimentos. A montanha é a montanha, a gente é a gente. A gente está aqui para conhecer pessoas, para amar pessoas, pessoas que se amam. Pessoas que amam as montanhas. Eu estou muito feliz. Força! Garra! União! Viva a Unicerj!"
Santa Cruz


Ecologia Humanística: Uma Ecologia que leva em conta o Ser Humano‹‹ anterior 
|
 próxima ››ETGE/2011

Versão para impressão: