Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Sábado, 27 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°10 - Dez. 2005
Boletim n°10 - Dez. 2005
Como o Bom e Velho Land Rover chegou ao Planalto‹‹ anterior 
|
 próxima ››Acidentes por Animais Peçonhentos

Livro de Cume

Dentre as atividades a serem realizadas pelos estagiários da ETGE, está a retomada de uma prática muito comum nos Clubes de Montanhismo: deixar um livro no cume das montanhas. Esse livro, aberto a todas as pessoas, destina-se ao registro das impressões da ascensão, assim como mensagens as mais variadas: agradecimentos, poemas, pensamentos e tudo que a emoção permitir.

A partir deste Boletim, criamos a seção Livro de Cume, onde serão divulgados os fatos e eventos que merecem destaque na comunidade montanhística.

- A UNICERJ esteve presente no Seminário do Parque Estadual dos Três Picos, realizado em agosto de 2005, com a participação dos Guias Bonolo, Borges, Buarque, Carlos Alberto, Celeste, Clety, Leo, Lucia, Rodrigo, Santa Cruz, Tarcisio e Willy, além dos sócios e amigos André Alonso, Bete Viana, Caroline Gregory, Elaine Terra, François, Isis Torga, Mariana Schmid, Marina Iguatemy, Mauricio Lozovey, Melissa Pereira, Mikhail Krijevitch, Priscila Muniz, Rafael Albuquerque, Raphael Maia e Sylvia Chen.

- Do mesmo modo que os textos do Boletim são assinados por seus autores, as fotos também passarão a ser identificadas pelos que as conceberam. Trata-se de um reconhecimento ao Bira, que há tempos vem fazendo essa reivindicação. Além de Guia da UNICERJ, dedica-se profissionalmente à fotografia, onde manifesta seu talento de artista.

- Conversando com os alunos da ETGE, observa-se um jargão em que as siglas DNM e DNS estão presentes. Significam Dia Na Montanha e Dia Na Sede, respectivamente. Cada aluno deve cumprir um número mínimo de DNM e DNS, que simbolizam o envolvimento do futuro Guia com o Clube e o Montanhismo.

- Nossa página na Internet, graças à iniciativa do Buarque, conta agora com um calendário que exibe as datas importantes para o nosso Clube. Lá podem ser vistas as datas dos aniversariantes do mês, conquistas da UNICERJ e fatos representativos do Montanhismo, acompanhado de belíssimas fotos. Outra novidade: passando o cursor em qualquer data do calendário, abre-se uma caixa de texto contendo as excursões programadas para aquele dia.

- Como nos anos anteriores, a UNICERJ em 2005 realizou várias Excursões Ecológicas, como manutenção de trilhas, recolhimento de lixo e plantio de mudas, o que tem, a nosso ver, um caráter pedagógico na formação dos novos montanhistas. Cabe destacar a nossa presença constante nos Mutirões Voluntários do Parque Nacional da Tijuca, que passou a ser uma das atividades obrigatórias do Curso Básico de Montanhismo.

- Foram realizadas duas Expedições Andinas em 2005. Uma à Patagônia com Lucia e Santa Cruz e outra à Colômbia, Equador e Peru, guiada por Buarque e Porto, com a participação de Priscila Muniz e Marcelo Nery. Os relatos dessas atividades serão divulgados no próximo Boletim.

- Na solenidade de formatura da ETGE/2003, Cela no seu discurso, ao receber o diploma, definiu com perfeição a emoção de se escalar a Agulha do Diabo: “A chaminé da unha é um dos momentos mágicos daquela montanha. E quando se chega ao topo, com tanta beleza à nossa volta, a sensação que temos é de alívio, prazer e felicidade, tudo ao mesmo tempo.” Suas palavras foram inspiradoras, e em 2005 a UNICERJ escalou quatro vezes a Agulha do Diabo, três das quais pela ETGE/2005. Queremos mais em 2006.

- Estivemos presentes nas excursões de Abertura da Temporada de Montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos (PETP) e do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PNSO) em maio de 2005, quando oferecemos nossa colaboração em projetos de preservação e manutenção. Posteriormente, recebemos e aceitamos o convite do PETP para fazermos a manutenção da trilha de acesso ao Pico Menor e Pico Médio de Friburgo. Para tal foi realizada em 1º de outubro de 2005 uma excursão de avaliação em conjunto com funcionários do Parque. Passada a estação chuvosa, esperamos dar início aos trabalhos, em comum acordo com o PETP.

- Foi do Bira, Guia do Clube, a idéia de realizar uma excursão conjunta, ao Pico da Tijuca, da UNICERJ com os meninos fotógrafos do Lab Lata, projeto que desenvolve, com apoio da UFRJ, na Vila Residencial da Ilha do Fundão. Presentes também a Guia Celeste e o Estagiário Thiago, além de estudantes do Curso de Biologia. Veja matéria sobre a excursão na página 46.

- No fim do ano, nosso amigo Marcos Estellita retornou para sua cidade natal no interior de São Paulo. Achando que não terá mais tempo para a prática do montanhismo, resolveu doar seu equipamento individual para a UNICERJ. Assim, foram incorporados ao patrimônio do Clube um baudrier, um isolante térmico e vários prusiks. O resto do material (um saco de dormir, quatro mosquetões, três fitas longas, um aparelho de descida, um capacete, e um par de sapatilhas) juntamos à bicicleta ergométrica doada pela Ismenia Blavatsky, para compor um conjunto de prêmios a serem sorteados na grande Rifa de Fim de Ano. Obrigado Marcos, obrigado Ismenia!

- Durante o ano de 2005 foram adquiridos pelo Clube 280 grampos, quatro cordas de 60 metros e dois pares de jummars, tendo sido gastos R$ 2.706,00, dinheiro muito bem investido na garantia de segurança e conforto das excursões promovidas pelo Clube. A realização de sete festas e confraternizações durante este ano permitiram uma arrecadação extra de R$ 1.452,00, que ajudaram no pagamento do material adquirido.

- A última turma do Curso Básico de Montanhismo foi brindada com uma excelente apostila, fruto de um trabalho de compilação de diversos artigos, feito pelo Bonolo. A apostila conta com farto material sobre alimentação, orientação, segurança, equipamentos, técnicas de escalada, primeiros socorros, além da reprodução das Três Cartas Abertas aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade, publicadas pela UNICERJ.


Como o Bom e Velho Land Rover chegou ao Planalto‹‹ anterior 
|
 próxima ››Acidentes por Animais Peçonhentos

Versão para impressão: