Busca
 
 

Fale conosco! fale conosco!

Calendário



« DESTAQUES »

Formatura do CBM/2023

NOTA DE REPÚDIO

Carta ao PARNASO

CURSOS

As Descidas Vertiginosas do Dedo de Deus (2a Edição)

Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade

Diretoria e Corpo de Guias

Equipamento individual básico

Recomendações aos Novos Sócios

2ª Carta Aberta aos Montanhistas do Rio de Janeiro e à Sociedade



Sábado, 20 de abril de 2024

Você está em: BoletinsBoletim n°1 - Jul. 1998
Boletim n°1 - Jul. 1998
Curso Básico de Montanhismo‹‹ anterior 
|
 próxima ››Difícil é Guiar o Paredão Branco

Escola de Guias

Do mesmo modo que oferecer um Curso Básico de Montanhismo à sociedade constitui um dos objetivos da UNICERJ, manter uma Escola de Guias de qualidade vale todos os esforços.

Dentro dos mesmos ideais do montanhismo amador e não competitivo, praticado com segurança e de modo solidário, esperamos formar os primeiros Guias Montanhistas e Escaladores no início do próximo ano.

Diferentemente do Curso Básico, onde foram aceitos candidatos sem qualquer conhecimento prévio de montanhismo, fomos rigorosos na seleção dos alunos para a Escola de Guias.

Decidimos só convidar para a primeira turma, pessoas que começaram a escalar há vários anos, possuindo assim, experiência de montanhismo e conhecimento compatíveis com as exigências de uma Escola de Guias.

Assim como no Curso Básico, fizemos uma programação até o final do ano, com excursões belíssimas e de elevado padrão técnico, visando formar Guias aptos aos desafios que a UNICERJ certamente há de enfrentar no futuro.

Passados os dois meses iniciais do Curso, a programação está sendo cumprida à risca, mesmo com todas as dificuldades que já esperávamos encontrar numa Escola de Guias.

A primeira excursão, prevista para ser realizada no último fim de semana de maio, na via Sylvio Mendes, em Salinas foi um êxito memorável. Não obstante as péssimas condições climáticas, conseguimos chegar ao cume do Pico Maior, após um dia inteiro na montanha, superando os mais difíceis obstáculos. Guias e alunos tiveram que unir esforços e o poder da mente para que pudéssemos todos juntos comungar a dádiva maravilhosa de atingir o cume da montanha mais alta que pode ser vista da Baía de Guanabara.

A segunda atividade prática demandou quatro dias, quando fomos para Atílio Vivacqua, no Espírito Santo, tentar escalar a Chaminé UNICERJ. Esta fantástica escalada conquistada em 1988, de certo modo, avant la lettre, dá nome à nossa União de Caminhantes e Escaladores Rio de Janeiro.

Alguns alunos da Escola de Guias não puderam participar em função da duração da excursão, mas mesmo assim a programação foi mantida e realizada com pleno êxito. Nesta escalada contamos com a participação de nosso valoroso amigo Valdecir Bento que vive no Espírito Santo e começou a escalar há 14 anos conosco, quando das primeiras investidas em conquista da Chaminé UNICERJ. Ficamos orgulhosos de saber que ele se tornou um montanhista consciente de suas possibilidades, já tendo inclusive escalado o Pico do Itabira, em Cachoeiro do Itapemirim.

As próximas excursões da Escola de Guias serão decisivas na formação e aprimoramento dos futuros Guias da UNICERJ. Depois dessa primeira fase, virão as provas e finalmente o estágio supervisionado quando estaremos prestes a formar os primeiros Guias Montanhistas e Escaladores da UNICERJ que, temos certeza, como nós, lutarão para manter acesa a chama do montanhismo amador em nosso país.

Santa Cruz


Curso Básico de Montanhismo‹‹ anterior 
|
 próxima ››Difícil é Guiar o Paredão Branco

Versão para impressão: